Prefeitura de Cruzeiro do Sul vacina contra covid-19 em igrejas e comércios

- Publicidade -

A prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio da secretaria municipal de saúde, tem realizado ações itinerantes de vacinação contra covid-19 e de busca ativa, especialmente para o público de segunda dose.

“O objetivo é ampliar ao máximo o alcance da vacinação. É uma preocupação da secretaria completar a imunização do público que tomou apenas a primeira dose”, explicou a secretária municipal de saúde, Valéria Lima.

Enquanto a cobertura vacinal de primeira dose em Cruzeiro do Sul já ultrapassa os 95% da população vacinável, de segunda dose este índice está em cerca de 66%.

- Publicidade -

No sábado, 30, foi realizada uma ação na área comercial de Cruzeiro do Sul, oferecendo a vacina para quem ainda não a recebeu.

“Houve uma nota técnica do Ministério da Saúde autorizando a aplicação do imunizante da Pfizer sem a necessidade de refrigeração, o que facilita o deslocamento nestas ações itinerantes”, explica Valéria.

No domingo, as ações se concentraram nas igrejas. Dez equipes da secretaria se deslocaram até as igrejas católicas e evangélicas, que concentram maior público em Cruzeiro do Sul.

Nesta ação, cerca de 160 pessoas foram imunizadas, a maior parte com segunda dose.

Já nesta segunda, 01, a ação itinerante de imunização ocorre na região dos mercados populares, especificamente no Minhocão, que recebe muito público todas as manhãs.

A segunda dose é importante para uma imunização mais segura. O avanço de novas variantes em outros países acende o sinal de alerta para que nossa população se previna de um novo recrudescimento da doença em Cruzeiro do Sul. Pessoas acima de 60 anos e profissionais de saúde estão autorizados a tomarem a terceira dose.

“Além dessas ações a secretaria está entrando em contato por telefone através do cadastro do Programa Nacional de Imunização (PNI), com todas as pessoas que estão ainda faltando tomar a segunda dose. Tudo o que está ao alcance da secretaria está sendo feito para garantir esta imunização de nossa população”, conclui Valéria Lima.

O prefeito Zequinha Lima segue firme na ideia de imunizar toda população de Cruzeiro do Sul: “Sempre disse que nossa gestão não vai descansar enquanto todos não estiverem vacinados. É preciso que as pessoas entendam que o único caminho para vencermos essa doença terrível é a vacina. Nossos profissionais de saúde estão fazendo tudo que é possível para salvar vidas. Não vamos parar até que o último cruzeirense esteja vacinado”, afirmou o prefeito.

Por Prefeitura de Cruzeiro do Sul

Related Articles