Vereadores aprovam PPA 2022/2025 prevendo criação da Guarda Municipal na Capital

    Por

    Por Lucas Vitor, ac24horas.com

    Os vereadores aprovaram na manhã desta quinta-feira, 21, na Câmara de Rio Branco (CMRB) o Plano Plurianual (PPA) que diz respeito ao quadriênio 2022 a 2025, que sinaliza as ações e metas propostas no Plano de Governo do prefeito Tião Bocalom.

    O PPA é o documento que define as prioridades do Governo para o período de quatro anos, podendo ser revisado a cada ano. Nele consta o planejamento de como serão executadas as políticas públicas para alcançar os resultados esperados ao bem-estar da população nas diversas áreas.

    O Plano de Governo terá uma nova estrutura diretamente associada à demanda da sociedade, por meio de seis eixos temáticos: Agropecuária, Econômico, Infraestrutura, Institucional, Social e Ambiental.

    Segundo o plano, o eixo estratégico está organizado em 23 programas de caráter finalístico e de apoio. No plano, foi colocado como meta a construção de um 4º Conselho Tutelar em Rio Branco.

    Na sessão, foram aprovadas sete emendas ao PPA do vereador Emerson Jarude (MDB), inclusive, uma que propõe a implantação de dois novos restaurantes populares na cidade e outra que prevê a criação da Guarda Municipal de Rio Branco.

    Foram aprovadas também emendas de Jarude, que prevê a readequação dos salários das merendeiras e a implantação de 23 laboratórios de informática nas escolas da rede municipal de ensino.

    Outra proposta foi a de se implantar, a custo zero para a municipalidade, uma usina capaz de gerar energia elétrica barata e sustentável através do lixo coletado nos bairros da capital acreana. Além de aumentar castrações de animais de rua e a ampliação dos atendimentos no Centro O Mundo Azul, especializado em serviços para a comunidade autista.

    Os parlamentares aprovaram duas emendas dos vereadores Lene Petecão e N.Lima (Progressistas), que prevê a construção de duas Unidades de Acolhimento, uma exclusiva para Mulheres Idosas, de autoria de Lene, e outra para idosos, de autoria de N. Lima.