“Um toque de coragem”: Prefeitura de Cruzeiro  do Sul realiza abertura da campanha do Outubro Rosa

- Publicidade -

 

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou ao fim da tarde desta quinta-feira, 08, na Praça Orleir Cameli, a abertura da campanha Outubro Rosa.
A programação contou com apresentação musical e de poesia, uma fala explicativa sobre o tema da coordenadora da Saúde da Mulher, Carla Mota e uma palestra educativa com a enfermeira Sulenir Oliveira. Para encerrar, um aulão de Zumba para os presentes e a já tradicional troca de luzes da Catedral Nossa Senhora da Glória pela cor rosa que marca a campanha.

O mês de Outubro é mundialmente marcado por ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, o tipo de câncer mais frequente na mulher brasileira. Nesta doença, ocorre um desenvolvimento anormal das células da mama, que se multiplicam repetidamente até formarem um tumor maligno.

- Publicidade -

Toda mulher com 40 anos ou mais de idade deve procurar um ambulatório, centro ou posto de saúde para realizar o exame clínico das mamas anualmente, além disso, toda mulher, entre 50 e 69 anos deve fazer pelo menos uma mamografia a cada dois anos. O serviço de saúde deve ser procurado mesmo que não tenha sintomas.

O movimento, conhecido como Outubro Rosa, é celebrado anualmente desde os anos 90. O objetivo da campanha é compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.

A solenidade de abertura contou com a presença da primeira-dama de Cruzeiro do Sul, Lurdinha Lima.

“Esta é uma campanha em prol da população e da saúde da mulher. Toda gestão municipal estamos vendo a preocupação que é cuidar das nossas mulheres, e o outubro rosa traz um mês de campanha para que as mulheres façam estes questionamentos sobre como está a sua saúde. Estamos vendo que o prefeito Zequinha em todos os momentos, está direcionando as campanhas, com as equipes e estrutura para que as mulheres e toda a sociedade percebam este olhar do cuidado da gestão com cada um”, disse a primeira-dama Lurdinha Lima.

O lema da campanha deste ano “um toque de coragem”, tem por objetivo conscientizar as mulheres a realizarem o autoexame de toque, que consiste em tocar a região dos seios e axilas para identificar qualquer alteração. Através do autoexame é possível realizar a primeira e mais importante etapa de prevenção do câncer de mama.

A partir deste primeiro autoexame a pessoa deve buscar a unidade de saúde mais próxima, que durante este mês, estarão totalmente voltadas à saúde da mulher, com equipe de profissionais e equipamentos necessários para dar todo suporte necessário.

“Vamos estar ofertando nas unidades básicas de saúde, testagem rápida, solicitação de mamografia e também pela primeira vez estamos ofertando a ultrassonografia de mama feita no centro de diagnósticos para mulheres acima de 40 anos. O tema da campanha deste ano: um toque de coragem é estimulando as mulheres a conhecerem seu próprio corpo e trabalhar a prevenção através de várias ações que estaremos informando à população ao longo deste outubro rosa”, explicou a secretária municipal de saúde Valéria Lima.

Também presente no evento, o prefeito Zequinha Lima destacou o papel da prevenção como a melhor ferramenta contra o câncer e conclamou para que os homens também sejam parceiros de suas esposas durante todo o processo.

“O Outubro Rosa, é o momento de a gente chamar a atenção das mulheres e dos homens também, para que possam estar dialogando em casa a respeito da saúde da mulher. Esse ponta pé inicial é para chamar a atenção da sociedade e principalmente das mulheres sobre os cuidados que elas precisam ter para prevenir determinado tipo de doença, principalmente o câncer que é uma doença grave. Esse trabalho de prevenção é o melhor remédio que a gente tem para evitar certos tipos de doença. Os nosso postos de saúde, estão todos aparelhados para os próximos dias fazer atividades exclusivamente voltadas para a saúde da mulher, então nos próximos dias vamos estar divulgando as ações e procedimentos para as pessoas que precisarem procurar os médicos e enfermeiros das unidades de saúde,” concluiu o prefeito Zequinha Lima.

Demais programações do Outubro Rosa:

08 DE OUTUBRO – sexta-feira.
Ações voltadas a instituições parceiras – Hospital Regional do Juruá.
14 DE OUTUBRO- próxima quinta-feira.
Ações voltadas à instituições parceiras- Hospital da mulher e da criança do juruá.
22 DE OUTUBRO- sexta-feira.
Ações voltadas à instituições parceiras- Unidade Penitenciária Manoel Neri.
Dia D – em todas as unidades de saúde estarão voltadas para ações em referência ao mês.

Related Articles