Dia do Nordestino: além do ‘oxente’ e ‘eita’, conheça expressões dos nove estados da região

- Publicidade -

Por Pedro Alves, g1 PE

Para além do “oxente” e do “eita”, os nove estados do Nordeste têm uma infinidade de gírias e expressões típicas da região. Nesta sexta-feira (8) é celebrado o Dia do Nordestino e, para comemorar a data, o g1 reuniu uma lista de regionalismos típicos de cada estado.

- Publicidade -

 

No início do ano, Gil, Juliette e Lumena, três participantes nordestinos do Big Brother Brasil 2021, levaram para a rede nacional o jeito nordestino de falar.

Apesar de os três serem de Pernambuco, Paraíba e Bahia, respectivamente, estados geográfica e culturalmente próximos, foi possível perceber as inúmeras especificidades culturais de cada um.

“No Nordeste, há várias maneiras de se falar o português. Alagoanos e pernambucanos, por exemplo, tem um jeito próprio de colocar os artigos ‘o’ e ‘a’. Juliette, Gil e Lumena protagonizaram várias cenas em que é possível perceber o quanto, mesmo no Nordeste, falamos diferentes”, apontou o pesquisador da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Cleber Ataíde.

Um exemplo foi quando Gil, durante uma discussão com a funkeira Pocah, recorreu ao regionalismo para tirar satisfação. “Eu não vim do lixo para perder para basculho”, disse o pernambucano. A cantora, nascida no Rio de Janeiro, não entendeu a gíria e o caso viralizou nas redes.

Leia mais

https://g1.globo.com/pe/pernambuco/noticia/2021/10/08/dia-do-nordestino-alem-do-oxente-e-eita-conheca-expressoes-dos-nove-estados-da-regiao.ghtml

Related Articles