Pesquisadores apresentam fóssil inédito de dinossauro carnívoro que viveu em Monte Alto, SP, há 70 milhões de anos

- Publicidade -

Por EPTV2

Pesquisadores em Monte Alto (SP) apresentaram um fóssil inédito de dinossauro com mais de 70 milhões de anos encontrado na zona rural do município.

Kurupi itaata, como está sendo chamado, pertence à família dos abelissaurídeos e é o primeiro carnívoro encontrado na cidade, que é considerada terra dos dinossauros pelas descobertas de fósseis e por abrigar um museu de paleontologia.

- Publicidade -

LEIA TAMBÉM

Segundo o paleontólogo Fabiano Vidoi Ioro, um dos responsáveis pela descoberta, a primeira parte do fóssil foi encontrada em 2002, mas os trabalhos de escavação só terminaram em 2014.

“A princípio, eram ossos da bacia do dinossauro, e a gente veio identificar mais tarde que seria um dinossauro carnívoro. Daí nossos olhos brilharam e falamos que tínhamos que escavar mais, procurar novos ossos. Nessa escavação ao longo dos anos, achamos algumas vértebras que permitiram que a gente identificasse, após os estudos, que era um animal inédito”, disse.

Os abelissaurídeos estão entre os maiores predadores da América do Sul, predominantemente na Argentina, que concentra o maior número de espécies. Eles viveram entre 145 milhões e 66 milhões de anos atrás. Em grau de comparação, são na América do Sul o que o tiranossauro representa para o hemisfério Norte.

“No Brasil, essa é a quarta espécie descrita que está sendo apresentada ao público”, diz a paleontóloga e coordenadora do museu, Sandra Tavares.

Related Articles