Astro do cinema Leonardo DiCaprio publica foto do fotógrafo acreano Sérgio Vale , expondo as queimadas na Amazônia

- Publicidade -

 Por Altino Machado 

O astro do cinema Leonardo DiCaprio escreveu no Instagram sobre a Amazônia. Embora não tenha mencionado a autoria, a foto que ilustra o post é do competente fotojornalista acreano Sérgio Vale, de um registro de queimada no bairro Irineu Serra, cedida pelo profissional ao site www.mongabay.com, onde o ator tomou conhecimento de um estudo.

DiCaprio escreveu:

- Publicidade -

“A Amazônia brasileira se transformou de um sumidouro de dióxido de carbono em uma fonte de novas emissões nas últimas duas décadas, mostra um novo estudo.

Enquanto a Amazônia como um todo, que abrange nove países, absorveu cerca de 1,7 bilhão de toneladas métricas de CO2 equivalente a mais do que emitiu nos últimos 20 anos, a parte brasileira sozinha emitiu 3,6 bilhões de toneladas métricas líquidas nesse período.

Este estudo do Projeto de Monitoramento da Amazônia Andina (MAAP) é único porque foi capaz de se aprofundar na análise das mudanças nas emissões florestais de diferentes partes da floresta tropical em comparação com pesquisas anteriores, diz o autor Matt Finer.

Dados de monitoramento por satélite mostram que áreas formalmente protegidas e terras controladas por povos indígenas são as maiores esperanças de preservar a Amazônia e sua função de baluarte contra as mudanças climáticas.

Leia sobre o estudo em Mongabay.com.”

P.S.: No Mongabay conta a seguinte nota: “Imagem do banner: Incêndios recentes na Amazônia brasileira, juntamente com a exploração madeireira e outras atividades humanas, intensificaram a transformação da floresta em uma fonte de carbono, de acordo com vários estudos científicos. Imagem cedida por Sergio Vale / Acre.”

Related Articles