EUA aceleram operações no Afeganistão e retiram quase 16 mil pessoas em 24 horas

- Publicidade -

Por RFI

Quase 16 mil pessoas foram retiradas do Afeganistão pelo aeroporto de Cabul nas últimas 24 horas, anunciou o Pentágono nesta segunda-feira (23).

O prazo da retirada dos americanos do país, fixado pelo presidente Joe Biden, vence em 31 de agosto, o que provoca a aceleração das operações.

- Publicidade -

As últimas retiradas elevam a 42 mil o número de pessoas transferidas do Afeganistão desde julho, 37 mil após a intensificação das operações aéreas em 14 de agosto, véspera da tomada de Cabul pelos talibãs, declarou o porta-voz do ministério da Defesa americano, John Kirby.

Durante todo o domingo e madrugada de segunda-feira, 61 aviões militares e civis de diversos países decolaram do aeroporto da capital afegã, afirmou o general Hank Taylor, do Estado maior americano. Entre as 16 mil evacuações, 11 mil foram feitas em aviões militares, de acordo com o general.

Isso inclui “alguns milhares” de cidadãos americanos, milhares de afegãos que cooperaram com os Estados Unidos, que tinham pedido ou recebido um visto de imigração, e também afegãos que temem represálias dos talibãs por terem trabalhado para ONGs, veículos de comunicação e outros empregos não aprovados pelos islamistas, indicou Kirby.

O porta-voz do ministério da Defesa se recusou a dizer o número exato de americanos retirados do país.

Related Articles