De forma virtual, Sesacre deverá prestar apoio e acolhimento qualificado às gestantes e parturientes durante a pandemia

- Publicidade -

 

O governador Gladson Cameli sancionou a Lei 3.754, de 13 de julho de 2021, de autoria do médico infectologista Dr. Jenilson Leite (PSB), que garante às grávidas e parturientes informação, apoio e acolhimento qualificado durante endemias, epidemias ou pandemias, por meio virtual.

Os procedimentos para o atendimento aos serviços indicados na lei deverão ser coordenados pela Secretaria de Estado de Saúde. Cabe destacar que lei passou a vigorar na data de sua publicação, ou seja, nesta quarta-feira (14).

- Publicidade -

Jenilson Leite é o deputado mais produtivo do Acre. Foto: Jardy Lopes

Ao apresentar o PL, Dr. Jenilson Leite salienta que a gravidez é um momento especial, cheio de emoção e antecipação, mas, para as gestantes que enfrentam o surto da doença do novo coronavírus (Covid-19), o medo, a ansiedade e a incerteza podem afetar esse momento feliz. “O serviço virtual de informação, apoio e acolhimento qualificado às gestantes e parturientes será mais uma alternativa para as gestantes e puérperas neste momento tão delicado, e uma forma de amenizar a sobrecarga das unidades e dos profissionais de saúde nesse tempo de pandemia”, pondera o autor.

Ainda segundo o médico, é de “fundamental importância a criação de atendimentos especializados para proteger as mulheres gestantes e puérperas em todos os setores e unidades de saúde do Estado do Acre, durante todo o período de atenção pré-natal, parto e pós-parto”.

Related Articles