Em Tarauacá, para incentivar aleitamento materno, vereadora Neirimar Lima divulga vídeo amamentando a pequena Aylla; veja o momento de fofura !

- Publicidade -

A amamentação materna em público ainda é um grande tabu, embora exista lei que assegure isso. Para incentivar que outras mães deem de mamar suas crianças, como recomenda o Ministério da Saúde e OMS, a vereadora Neirimar Lima (Veinha do Valmar), do PDT de Tarauacá, no interior do Acre, divulgou um vídeo com a pequena Aylla, de 2 meses, mamando. O vídeo foi compartilhado no Tek tok e no status do WhatsApp.

O direito à amamentação é garantindo a lactentes seja em qual espaço for, público ou privado. Segundo a Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, “É assegurado à lactante o direito de amamentar a criança em todo e qualquer ambiente, público ou privado, ainda que estejam disponíveis locais exclusivos para a prática”. Quem proibir ou constranger as que decidirem alimentar seus filhos terá que pagar multa.

- Publicidade -

Segundo especialistas, a amamentação é um dos momentos mais importantes para aumentar o laço afetivo entre mãe e filho, com grandes vantagens para ambos. O leite materno dado ao bebê após o parto faz o útero voltar ao tamanho normal mais rápido e diminui o sangramento, prevenindo a anemia materna e reduzindo o risco de câncer de mama e ovários.

Para a criança, também há ganhos. Protege contra doenças, previne a formação incorreta dos dentes e problemas na fala, proporciona melhor desenvolvimento e crescimento, além de ser um alimento completo, dispensando água ou outras comidas até os seis primeiros meses de vida do bebê.

No mês de agosto, o MS  e ONGs desenvolvem ações incentivando a prática do aleitamento materno.

 

 

Related Articles