Cruzeiro do Sul poderá ter cinco novos cursos de Graduação no Campus Floresta

Visando fortalecer o ensino superior no interior do Estado, a Universidade Federal do Acre está levando aos municípios a proposta do plano de interiorização oferecendo mais cursos de graduação em todo o estado.

Serão 12 cursos novos, no entanto, para a região do Juruá serão cinco. Contudo, para que esses cursos possam acontecer a reitora explica que é preciso contar com apoio dos municípios em conseguir emendas parlamentares para custear as despesas dos cursos. “Viemos a Cruzeiro do Sul e ontem fomos a Mâncio Lima apresentar esse plano de interiorização dos cursos de graduação das universidades, oportunizando assim mais vagas e também para que a universidade possa estar em todos os municípios”, relatou a reitora da UFAC Quida Aquino.

Ainda de acordo com a Reitora da UFAC a Universidade não dispõe de recursos orçamentários. “Precisamos de recursos então a gente apresenta ao prefeito a proposta , para que ele converse com o parlamentar da bancada federal e assim possa disponibilizar esse recurso e a Universidade tem o seu quadro docente e hoje nesse plano estamos contemplando 12 cursos”.

A Reitora afirmou que cada curso custará durante os quatro anos cerca de R$1.500.000,00 cada e como a Ufac vem perdendo recursos do governo federal com os cortes na educação estes novos cursos só podem acontecer se tiver ajuda parlamentar. “A gente só vai conseguir através da emenda parlamentar, esperamos que os parlamentares veja com muitos bons olhos e que façam a adesão, invistam nessa qualificação, oportunizando os nossos jovens do estado do Acre a cursar o Ensino superior.

Related Articles