Faltam 15 dias para o prazo final da entrega da declaração do IR

Os contribuintes precisam ficar atentos: prorrogado por causa da pandemia, o prazo final para a entrega da declaração do Imposto de Renda 2021 é o próximo dia 31 de maio. Para os especialistas, é fundamental separar um tempo para acessar o programa da Receita Federal e fazer a declaração com calma, assim como esclarecer possíveis dúvidas ou pedir auxílio quando necessário.

“A pressa com a qual é feita a declaração é proporcional à chance de cair na malha fina”, diz o contador de advogado Daniel Calderon. Quem atrasar a entrega do IR terá de pagar multa de 1% sobre o imposto devido ao mês, com valor mínimo de R$ 165,74 e máximo de 20% do imposto devido.

Além disso, explica o advogado, é possível ser processado judicialmente por crime tributário em casos de fraude. A Receita cruza as informações passadas pelo contribuinte e por outras fontes, como empresas, bancos e cartórios, para checar se as contas declaradas por uma parte e por outra estão batendo.

“O melhor caminho para declarar o IR é fazer a declaração pré-preenchida, puxando os dados do site da Receita”, orienta Calderon. Nesse caso, é preciso acessar o gov.br/receitafederal e puxar a declaração, que contém as informações enviadas pelos bancos e pelas empresas. Quem não possui conta no gov.br pode abrir uma conta com uma senha e acessar as informações. Outra opção é puxar todas as informações da empresa em que trabalha, do banco que tem conta ou de outros informes de rendimentos.

Por R7

Related Articles