Escola João Ribeiro, primeira escola de Tarauacá, celebra 100 anos de fundação

A Escola Estadual de Ensino Médio João Ribeiro, primeiro colégio de Tarauacá, município do interior do Acre, celebra neste dia 20 de abril, cem anos de fundação. Ou seja, nessa data os munícipes festejam o centenário do lugar que transformou a vida de milhares de tarauacaenses.

Escola João Ribeiro faz 100 anos

O repórter Carlos Santos, Voz de Ouro, entrevistou o consultor político e historiador Carlos Augusto de Farias Coelho e o advogado Júnior Feitosa, que tiveram o privilégio de estudar no colégio.  

No vídeo, os dois falam de sua trajetória na escola. 

História do Colégio 

A Escola Estadual João Ribeiro foi a primeira escola criada no Município de Tarauacá. Fundada em 20 de Abril de 1921, no Governo de Dr. Epaminondas Jácome, 1º governador do Território do Acre. Recebeu o nome de Grupo Escolar João Ribeiro, situada à Rua Generalíssimo Deodoro, sendo ministrando na época aulas   da 1ª a 4ª série. Sua 1ª diretora foi  a professora Ernestina de França Cardoso. Em de 1952, passou a funcionar na Avenida Antônio Frota, nº120, local onde se encontra até hoje. A partir do Decreto Governamental de novembro de 2003, a Escola João Ribeiro passou a ser denominada Escola de Ensino Fundamental e Médio João Ribeiro, por a Escola oferecer o Ensino Médio na modalidade de E.J.A.
Em 1978, com a implantação da Lei 5.692/71, a escola passou a chamar-se, Escola de 1º Grau João Ribeiro, dando continuidades as suas funções e ministrando o ensino de 1º grau completo.  Com a implantação da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDB 9394/96, de 20/12/1996, passou a funcionar com a nova nomenclatura, sendo denominada de Escola de Ensino Fundamental “João Ribeiro”. 

Related Articles