domingo, março 7, 2021

Prefeito Zequinha dialoga com empresários e Ministério Público para fortalecer prevenção contra a covid-19 em Cruzeiro do Sul

 

O prefeito Zequinha Lima e o Secretário de Saúde de Cruzeiro do Sul, Agnaldo Lima, participaram de uma reunião com os diretores da Associação Comercial, na manhã desta segunda-feira, 25, para definir estratégias para conter o aumento dos casos de covid. O município teve 671 casos da doença confirmados, neste início de ano, e as autoridades em saúde estão preocupadas com a elevação das internações no Hospital de Campanha da segunda maior cidade  do Acre.

Na reunião, que teve o apoio do promotor de justiça Ocimar Júnior, em uma participação virtual, o prefeito esclareceu que ainda não vê a necessidade de decretar lockdown neste momento, mas destacou que a cidade está em alerta máximo, pois  a maioria dos leitos de enfermarias e UTIs para tratamento da Covid estão ocupados.

“Os números assustam, é por isso que estamos traçando medidas para evitar  o avanço da Covid em nossa cidade. Dos 18 leitos de UTIs, 13 estão ocupados. Na enfermaria estão internados 42 pacientes, das 60 vagas.  O hospital tem dificuldades para encontrar profissionais aptos, mesmo que tivesse mais leitos. Por isso, estamos pedindo ajuda dos empresários para não precisarmos tomar medidas mais radicais. Estamos pedindo a todos cidadãos que usem máscaras, façam o distanciamento e usem álcool em gel. Também é importante que os comerciantes façam o controle da entrada e saída de pessoas nos seus estabelecimentos para que adotem as  recomendações da saúde”, alertou o prefeito.

Zequinha Lima afirmou ainda que o município apoia o toque de recolher, decretado pelo Governo do Estado, que passa a valer a partir desta segunda-feira.

O secretário Agnaldo Lima anunciou que a prefeitura colocará equipes de saúde em pontos estratégicos da cidade para intensificar as orientações e cobrar obediência  às medidas de prevenção. A Secretaria de Saúde passará a fazer também a desinfecção dos prédios públicos.

“Vamos iniciar a desinfecção de prédios tanto municipais, quanto   estaduais e nossa meta é chegar às empresas maiores que também precisam desse suporte. Também vamos estar em 4 pontos da cidade orientando as pessoas, higienizando as mãos, entregando máscaras e chamando a atenção de todos”, disse Agnaldo Lima.

O presidente da Associação Comercial, Luiz Cunha, afirmou que a categoria está empenhada em cooperar na contenção da pandemia.

“Da parte da classe empresarial, estamos dispostos a colaborar. Estamos colocando as empresas à disposição, porque sabemos que o comércio é um espaço de grande circulação de pessoas e é necessária essa comunicação com os clientes para nos unirmos no combate à pandemia”, garantiu Cunha.

Leandro Matthaus
Leandro Matthaus é graduado em Letras Português pela UFAC, radialista e narrador esportivo. Atuou nos sites Acrenoticias.com, Blog do Kaká, Tarauacá Agora, foi assessor de comunicação da Prefeitura de Tarauacá. No rádio, tem passagens pelas Rádio Nova Era FM 87,9 e Jordão FM 88.5 Cultural. Tem um programa na Rádio Juruá FM 100,9 (Programa Mistura Fina). Além de ser Vascaíno.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Popular