terça-feira, janeiro 26, 2021

Jordão: a semelhança entre a vitória de Naudo Ribeiro e a de Getúlio Vargas em 1930

A vitória de Naudo Ribeiro ( PDT) em Jordão, no interior do Estado do Acre, representa um novo paradigma na história política do município. Na linguagem de fácil compreensão, dizemos que ele é o divisor de água. 

Foram 28 anos de revezamento no  comando da administração  entre duas famílias:  Melo / Figueiredo e Farias. Até às candidaturas majoritária estavam ligadas às famílias, ninguém sem o aval dos Melos ou Farias disputavam o poder. Até porque nem chances tinham de vencer.

O fato é semelhante a política do café com leite. Na qual apenas dois grupos políticos dominavam a política do país. Os presidentes ou eram de São Paulo ou de Minas Gerais. Um desentendimento levou o gaúcho Getúlio Vargas a vencer o pleito. Rompendo a barreira e impondo sua própria marca, a do trabalhismo. 

A exemplo de Getúlio Vargas que representou um novo ciclo na política brasileira. Naudo Ribeiro também representa isso. Um novo ciclo na história de Jordão.  No ano de 1930,   os barões do café e os barões do leite se dividiram, essa divisão política  permitiu a vitória de Vargas, no Jordão ocorreu de modo semelhante. 

O bolo já estava pequeno demais para tanta gente. Desse modo, cada um concorreu com o seu candidato. O filho de seringueiro emergiu no meio, com o apoio da família Sérgio. O resultado: uma  vitória surpreendente.

Naudo tem a chance de fazer melhor, assim como fez Vargas. Tem apoio político para isso. Caso consiga imprimir a marca da excelência, tem tudo para que o seu grupo, seja com ele, seja com um aliado, governe por longo período. 

O segredo é estar ao lado do povo. Como fez os grandes líderes da humanidade. Cerca-se dos bons tem tudo para ser um governante de renome. 

Além do mais, sua vitória é um alento para quem acredita que vindo do lado  plebeu pode ser rei um dia.  A prova está aí. 

Por Leandro Matthaus

Leandro Matthaus
Leandro Matthaus é graduado em Letras Português pela UFAC, radialista e narrador esportivo. Atuou nos sites Acrenoticias.com, Blog do Kaká, Tarauacá Agora, foi assessor de comunicação da Prefeitura de Tarauacá. No rádio, tem passagens pelas Rádio Nova Era FM 87,9 e Jordão FM 88.5 Cultural. Tem um programa na Rádio Juruá FM 100,9 (Programa Mistura Fina). Além de ser Vascaíno.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Popular

Jordão: extração do látex da seringueira melhora renda de moradores da reserva extrativista; venda da borracha injetou sessenta mil na zona rural do município

Durante quase cem anos , final do séc. XIX e até  meados de 80 do séc. XX, a borracha, produto extraído do látex da...

TARAUACÁ: 104 ANOS DE UM BELA HISTÓRIA

Por Isaac Melo (Blog Alma Acreana) BREVE HISTÓRICO - O século XIX é um século de grandes explorações na Amazônia. Surgem as famosas expedições de...

Tarauacá: Grupo Tático prende cinco homens por envolvimento com o tráfico de drogas

Na sexta-feira, 03, a Polícia Militar, por meio do Grupo Tático de Tarauacá, braço da corporação para o enfrentamento do crime organizado, conseguiu prender...

Órgãos federal e estadual recorrem de decisão que impede melhorias no Mais Médicos no Acre

O Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Acre (MP/AC) e a Defensoria Pública da União (DPU), entraram com recurso contra decisão da Justiça...