terça-feira, janeiro 19, 2021

Eudes Mendes, do seringal São Luiz para a presidência da Câmara de Vereadores de Jordão

Eudes Mendes, 33 anos, saiu literalmente do seringal São Luiz, no baixo rio Tarauacá, para comandar a presidência do poder legislativo de Jordão. Ele morava na comunidade rural e trabalhava como Agente Comunitário de Saúde ( ACS) há dez anos. 

Vereador Eudes Mendes em 2012 indo fazer o trabalho de ACS

Filho de pais agricultores, Eudes chega na Câmara com a responsabilidade de representar bem sua gente, até porque conhece como poucos a realidade dos agricultores às margens dos rios e igarapés da região. 

De família humilde e numerosa, como geralmente são os colonos, além de Eudes, seus pais têm mais 10 filhos. Todos criados na área rural , posteriormente,  alguns vieram trabalhar na cidade . O novo presidente da Câmara de Vereadores ficou no campo. Trabalhando como ACS, prestando assistência básica na área de saúde. 

Ele é o primeiro representante da família Mendes a chegar ao parlamento. Não obstante a chegada triunfante na Câmara, com a segunda maior votação do pleito com 198 votos, ele também foi eleito de forma unânime pelos colegas para presidir à Casa do Povo. 

No discurso de posse, prometeu diálogo e união com os colegas e com o executivo. 

Na primeira legislatura de 1992, época que Jordão se tornou emancipado de forma administrativa e política de Tarauacá, Eudes tinha apenas cinco anos. Em 1987, quando Eudes Mendes nasceu, o que existia era apenas o sentimento de uma pequena parcela dos moradores da Vila de Jordão de se tornar cidade. Algo que só veio acontecer na década de 90. 

Por Leandro Matthaus

Portal Tarauacá

Leandro Matthaus
Leandro Matthaus é graduado em Letras Português pela UFAC, radialista e narrador esportivo. Atuou nos sites Acrenoticias.com, Blog do Kaká, Tarauacá Agora, foi assessor de comunicação da Prefeitura de Tarauacá. No rádio, tem passagens pelas Rádio Nova Era FM 87,9 e Jordão FM 88.5 Cultural. Tem um programa na Rádio Juruá FM 100,9 (Programa Mistura Fina). Além de ser Vascaíno.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Popular

Jordão: extração do látex da seringueira melhora renda de moradores da reserva extrativista; venda da borracha injetou sessenta mil na zona rural do município

Durante quase cem anos , final do séc. XIX e até  meados de 80 do séc. XX, a borracha, produto extraído do látex da...

TARAUACÁ: 104 ANOS DE UM BELA HISTÓRIA

Por Isaac Melo (Blog Alma Acreana) BREVE HISTÓRICO - O século XIX é um século de grandes explorações na Amazônia. Surgem as famosas expedições de...

Tarauacá: Grupo Tático prende cinco homens por envolvimento com o tráfico de drogas

Na sexta-feira, 03, a Polícia Militar, por meio do Grupo Tático de Tarauacá, braço da corporação para o enfrentamento do crime organizado, conseguiu prender...

Órgãos federal e estadual recorrem de decisão que impede melhorias no Mais Médicos no Acre

O Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Acre (MP/AC) e a Defensoria Pública da União (DPU), entraram com recurso contra decisão da Justiça...