segunda-feira, abril 12, 2021

Em alusão ao mês de combate a AIDS, Prefeitura de Cruzeiro do Sul ilumina Catedral de Vermelho

 

O Prefeito Clodoaldo Rodrigues realizou a abertura do evento, acompanhado da Secretaria Municipal de Saúde Janaína Negreiros.

Prefeito Clodoaldo Rodrigues e secretária Janaína Negreiros

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a abertura da Campanha Dezembro Vermelho, na tarde dessa terça-feira, 01. Em alusão a data, foi realizada a iluminação da Catedral de Nossa Senhora da Glória, com a cor referente ao mês da campanha conscientização e prevenção à AIDS. O Prefeito Clodoaldo Rodrigues realizou a abertura do evento, acompanhado da Secretaria Municipal de Saúde Janaína Negreiros. O Bispo da Igreja Católica Dom Flávio Giovenalle e o Pastor Alex Soares realizaram uma benção durante a ação.

De acordo com Iago Castro, Coordenador de IST AIDS e Hepatites Virais , a campanha é realizada anualmente com o intuitivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre essas doenças. Neste ano foram diagnosticados 06 novos casos em Cruzeiro do Sul, chegando ao total de 70 pessoas sendo acompanhadas.

“No geral fazemos o acompanhamento de 70 pacientes que fazem o acompanhamento com a infectologista e uso do medicação. Esse ano ainda diagnosticamos 06 casos novos, em 2019 foram 05”, explicou.

O prefeito Clodoaldo Rodrigues que esteve presente no momento destacou a importância da prevenção e combate tanto da AIDS como de outras doenças sexualmente transmissível. O gestor destacou que todas as unidades de saúde dispõe do teste rápido e realizam o acompanhamento dos pacientes diagnosticados.

“Nosso dever é prestar um bom serviço para população. Todos os meses são dedicados para uma causa, e estamos hoje fazendo o acompanhamento dos trabalhos ofertados pela Secretaria de Saúde, para oferecer para população os serviços da melhor forma possível, esse é nosso papel como servidor do município”, destacou o prefeito.

Ações como essas são meios importantes para alertar a população sobre os risco dessas doenças e consequentemente diminuir o número se casos.

“Hoje é o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, e durante todo mês as unidades de saúde estarão ofertando ações diferenciadas de testagem, aconselhamento, entrega de resultados, dentre outras ações”, explicou.

1º de dezembro é o Dia Mundial de Combate à Aids, e o mês de dezembro é dedicado à campanha de conscientização à prevenção das doenças sexualmente transmissíveis .

Popular