quarta-feira, fevereiro 24, 2021

Dilma e Haddad pressionam contra MDB, e PT racha sobre candidato do bloco de Maia

A cúpula nacional do PT tem sido pressionada a vetar o apoio da bancada da Câmara dos Deputados a um candidato do MDB para a disputa da sucessão da presidência da Casa.

Hoje, o nome do MDB cotado para a disputa dentro do bloco de Rodrigo Maia – e que o PT já declarou apoiar -, é Baleia Rossi.

Mas nomes como Dilma Rousseff e Fernando Haddad fazem críticas ao MDB, lembrando a liderança do partido de Michel Temer pelo impeachment da então presidente.

O movimento dessas lideranças está atrasando a definição do nome que o PT quer apoiar para a sucessão de Maia. Está prevista para esta quarta (23) uma reunião da bancada que, agora, está rachada diante desse quadro.

Se Maia definir Aguinaldo Ribeiro (PP), o PT fecha com o candidato. Mas, se for Baleia Rossi (MDB), parte do partido defende que o PT aguarde mais um pouco, lance um candidato e retire às vésperas da disputa, para marcar posição.

Para o líder da minoria, deputado Jose Guimarães (PT), a estratégia é um erro. Ele defende que o PT marche já agora com o candidato a ser definido com Maia, para evitar fortalecer o candidato do Planalto, Artur Lira (PP).

“A gente corre o risco de repetir o que aconteceu há dois anos e ficarmos isolados. O ponto central é que vamos com o bloco de Maia, mas o candidato que vamos apoiar precisa ser definido já”, disse.

O PT tem a maior bancada na Casa: 54 deputados. Maia ainda não decidiu o nome do candidato que vai anunciar. A expectativa é que a definição ocorra nesta quarta.

Por Andreia Sadi, colunista do G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Popular