quarta-feira, fevereiro 24, 2021

Deputados são recebidos por Kátia Rejane e pedem ao MPAC que fiscalize aplicabilidade do decreto legislativo que susta ação do Avancard

 

Assessoria

O deputado estadual Edvaldo Magalhães (PCdoB), acompanhado do deputado Jenilson Leite (PSB), esteve na sede do Ministério Público do Acre (MPAC), na manhã desta quarta-feira (23), e se reuniu com a procuradora-geral do Estado, Kátia Rejane.

Na pauta, a aprovação do decreto legislativo, que susta a atuação do cartão Avancard, na exploração de 15% a mais do já estabelecido em lei, que é de 35%, sobre os empréstimos consignados concedidos aos servidores do Estado.

Edvaldo Magalhães e Jenilson Leite fizeram uma explanação de todo o processo que culminou com a aprovação do decreto legislativo, de autoria de Magalhães. A medida susta o parágrafo único do Decreto n° 6.398, de 20 de julho de 2020, de autoria do governo do Estado.

O decreto legislativo será promulgado pela Mesa Diretora da Aleac e susta, de imediato, a exploração dos 15% fora dos 35% previstos em lei. Ou seja, o teto máximo concedido aos consignados.

Os parlamentares pediram, ainda, que Kátia Rejane, acompanhe de perto a aplicação do decreto legislativo, já que cabe ao Ministério Público a fiscalização na aplicabilidade das leis aprovadas pela Assembleia Legislativa.

Entenda

Com a sustação pelo decreto de Edvaldo Magalhães, o Avancard poderá operar apenas dentro da margem de 35%. Antes, além dessa margem, o governo do Estado criou, por meio de um decreto regulamentador, uma margem de 15% a mais. Com isso, os servidores ficavam endividados em até 50%. Sem falar nos juros cobrados pelo Avancard, que chegam a 5.5% ao mês. Ou seja, exorbitantes.

Leandro Matthaus
Leandro Matthaus é graduado em Letras Português pela UFAC, radialista e narrador esportivo. Atuou nos sites Acrenoticias.com, Blog do Kaká, Tarauacá Agora, foi assessor de comunicação da Prefeitura de Tarauacá. No rádio, tem passagens pelas Rádio Nova Era FM 87,9 e Jordão FM 88.5 Cultural. Tem um programa na Rádio Juruá FM 100,9 (Programa Mistura Fina). Além de ser Vascaíno.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Popular