quarta-feira, março 3, 2021

Estudantes e educadores da América Latina poderão aprender sobre sustentabilidade, ciência e astronomia de forma gratuita com a IBM

São Paulo, 15 de dezembro de 2020 – A IBM segue fortalecendo sua plataforma de educação gratuita Open P-TECH por meio da colaboração com importantes organizações mundiais e regionais para acelerar o acesso de estudantes do ensino médio, educadores e familiares a ferramentas e conteúdo de qualidade. As colaborações incluem acesso à conteúdo sobre tecnologias como inteligência artificial, nuvem e blockchain, com o objetivo de promover o conhecimento e a aplicação dessas tecnologias disruptivas a temas como sustentabilidade, ciência, astronomia e astrofísica.

“As colaborações que estamos estabelecendo buscam atrair o interesse dos estudantes e capacitá-los sobre sustentabilidade, ciências, astronomia e tecnologias disruptivas. Em tempos de distanciamento social, a tecnologia nos conecta, nos une e nos empodera. Queremos despertar a curiosidade dos jovens para que comecem a explorar o mundo das ciências e tecnologia com uma perspectiva sustentável desde cedo. Assim, podemos ajudá-los a desenvolver as habilidades que serão necessárias para formar parte da força de trabalho do futuro”, explicou Flavia Roberta Silva, head de Corporate Social Responsibility para a IBM América Latina.

Educação sobre o meio ambiente: um caminho para um mundo mais sustentável
O novo Canal de Recursos de Sustentabilidade para Educadores oferece apoio a docentes do ensino médio para que possam identificar a realidade do lixo eletrônico, como ele se conecta com a gestão de resíduos, o risco para o meio ambiente, entre outros. Foi desenvolvido junto a reconhecidas organizações, como Chesapeake Bay Foundation, The Nature Conservancy e World Wide Fund for Nature.

A sustentabilidade ambiental é um imperativo empresarial relacionado com o meio ambiente e está desafiando as estratégias e modelos de operação das organizações em todos os setores. Estudo recente de IBM revelou que quase 80% dos consumidores indicam que a sustentabilidade é importante para si e 60% está disposto a mudar seus hábitos de consumo para reduzir o impacto ambiental.

Por meio dessa aliança, a plataforma Open P-TECH oferecerá aulas, atividades de educação sobre sustentabilidade, feira virtual de carreiras e experiências de planejamento profissional. Dado que a sustentabilidade impulsiona o sucesso de uma empresa no cenário competitivo do mercado atual, os recursos do novo canal do Open P-TECH irão apoiar os educadores a liderar debates produtivos sobre mudanças climáticas e gestão de resíduos eletrônicos para abordar problemas da realidade e planejar cadeias de suprimentos, energia e operações de resíduos sustentáveis.

Uma viagem pelo Cosmos, pelos eclipses e mistérios do Universo
Na América Latina, IBM, organizações e instituições astronômicas da região anunciaram um acordo para capacitar jovens sobre astronomia, astrofísica e ciências em espanhol e português.

Por meio do canal de Astronomia no Open P-TECH, os estudantes e educadores de ensino médio poderão acessar conteúdo científico de 14 organizações, incluindo a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e Observatório Nacional (ON). Além disso, o canal disponibiliza um formato holográfico e uma experiência 360º de realidade aumentada sobre os astros, desenvolvida pela startup UXart, que é parte do Startup with IBM.

Agora, os estudantes poderão acessar conteúdo organizado em diferentes módulos – um por instituição de astronomia participante da América Latina – com cursos, conferências, vídeos, podcasts, experimentos e materiais de divulgação sobre astronomia em geral, buracos negros, asteroides, física e astrofísica, entre outros.

“O Observatório Nacional possui em seu DNA a missão de levar o conhecimento de ciências, como a astronomia, para a sociedade e esta parceria com a IBM nos permitirá expandir o alcance de nosso vasto acervo sobre astronomia com os estudantes de ensino médio e professores do Open P-TECH, ajudando a motivar nestes jovens o aprendizado de importantes habilidades profissionais do futuro”, afirma Ricardo Ogando, Astrofísico do Observatório Nacional.

“A FAPESP e a IBM são parceiras de longa data em iniciativas que impulsionam o ecossistema de inovação e educação no Brasil e poder contribuir com conteúdo de astronomia para o Open P-TECH é uma forma a mais de colaborarmos, também, com a formação de jovens estudantes do ensino médio, abrindo as portas para que conheçam um pouco mais dessa fascinante disciplina que é a astronomia”, afirma Carlos Américo Pacheco, diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo (CTA) da FAPESP.

Educadores, voluntários ou estudantes que estejam interessados em saber mais sobre os programas e as habilidades para ter sucesso podem acessar este link.

Sobre Open P-TECH

Para alcançar mais pessoas com seu programa P-TECH (Pathways in Technology Early College High Schools), que nasceu em 2011 como um modelo inovador de educação pública para enfrentar os desafios de educação e desenvolvimento da força de trabalho, a IBM lançou uma plataforma digital chamada Open P-TECH. O objetivo é que muito mais professores e alunos tenham livre acesso a conhecimentos e habilidades concretas, mas também aprendam habilidades sociais e alcancem um público mais amplo, para ajudar a fortalecer as economias regionais e alcançar as populações desfavorecidas. Open P-TECH é uma plataforma digital gratuita de educação e preparação profissional para alunos adolescentes e professores, com cursos em 9 idiomas (incluindo espanhol, inglês e português), em áreas como segurança cibernética, inteligência artificial e computação em nuvem, além de competências profissionais altamente valorizadas, como colaboração, resolução de problemas complexos e pensamento computacional. Open P-TECH tem mais de 130.000 alunos e professores em mais de 130 países. Hoje a plataforma tem mais de 47.000 usuários registrados na América Latina.
Mais informações e inscrições: https://www.ptech.org/es/open-p-tech/

IBM
Juliana Setembro
E-mail: [email protected]

Assessoria de imprensa IBM
E-mail: [email protected]

Leandro Matthaus
Leandro Matthaus é graduado em Letras Português pela UFAC, radialista e narrador esportivo. Atuou nos sites Acrenoticias.com, Blog do Kaká, Tarauacá Agora, foi assessor de comunicação da Prefeitura de Tarauacá. No rádio, tem passagens pelas Rádio Nova Era FM 87,9 e Jordão FM 88.5 Cultural. Tem um programa na Rádio Juruá FM 100,9 (Programa Mistura Fina). Além de ser Vascaíno.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Popular