terça-feira, abril 13, 2021

Prefeitura realiza ações em Unidades de Saúde em alusão ao Dia D da Malária nas Américas

 

A conscientização é uma importante vertente na prevenção contra a malária.

O dia da Malária nas Américas é comemorado, nesta sexta-feira, 6, por isso durante esse mês as ações estão sendo reforçadas em Unidades de Saúde através da Prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio da Secretaria de Saúde, visando a educação e mobilização social.

A malária é uma infecção parasitária que afeta os glóbulos vermelhos do sangue. A transmissão ocorre pela picada do mosquito Anopheles, também conhecido como “mosquito prego”.

As equipes de saúde visitam as residências, falando sobre a importância do diagnóstico precoce e em casos positivos os agentes retornam a casa do morador com o tratamento. Porém o principal meio é a prevenção, como destacou o coordenador etimológico Leonísio Messias.

“Queremos que a população esteja cada vez mais empenhada e seguindo as orientações, para que não tenhamos um acréscimo de malária, principalmente agora que estamos entrando no período sazonal. Com essa ajuda de cada pessoa, conseguimos fazer a diferença e observamos isso em 2019 que tivemos a redução de 53% dos casos,” endossou ele.

Por Assessoria

Popular