segunda-feira, abril 12, 2021

Prefeitura de Cruzeiro do Sul alerta a população sobre os cuidados para combater à dengue

 

Devido o período chuvoso, é importante a população está em alerta para evitar possíveis criadouros do mosquito da dengue. Visando isso, a Prefeitura de Cruzeiro do Sul através da Secretaria de Saúde, continua realizando ações importantes como a visita aos domicílios, conscientização e também aplicação do larvicida.

A dengue é transmitida através do mosquito Aedes Aegypti que vive de 35 a 45 dias, sendo que sua alimentação, reprodução e postura dos ovos ocorre durante o dia e sua movimentação é geralmente no período da manhã e final de tarde.

De acordo com Leonísio Messias, coordenador da Vigilância Entomológica, nesse momento chuvoso, é necessário atenção. “Estamos no período sazonal, e a grande quantidade de chuvas tendem a aumentar o número de casos. Em muitos quintais observamos que em pequenos depósitos como uma tampa de garrafa, quando o mosquito deposita seus ovos e chove, através do contato com direto com água acontece a reprodução.”

Em comparativo a outubro do ano passado o município de Cruzeiro do Sul teve redução no número de casos. No mês de outubro de 2019, foram confirmados 253 casos, e agora em outubro de 2020, 26 casos.

“Nós estamos em constante atividades, e precisamos da ajuda da população para que o número de casos não venham a aumentar,” finalizou Leonísio.

Popular