terça-feira, abril 13, 2021

Fiat Uno, modelo ainda tem relevância no mercado de usados

 

Quando você se pergunta se é melhor comprar um carro novo ou um usado, a primeira resposta, aquela que vem espontaneamente, é bem óbvia. Obviamente, para quem não tem problemas de orçamento, a forma preferida é a do carro novo. No entanto, há muitos outros aspectos a serem considerados na fase de avaliação do carro, que podem influenciar significativamente a decisão final. 

O dilema que surge quando chega a hora de trocar seu carro é sempre o mesmo:  você deve comprar um carro novo ? O elemento que pode levar a uma ou outra escolha é sempre o mesmo, o orçamento disponível. Quem quer economizar vai se concentrar no mercado de segunda mão, enquanto quem tem a oportunidade de fazer um investimento maior se dirigirá ao mundo dos carros novos. 

Quais são os pontos a favor dos carros usados? Em primeiro lugar, esses carros, ao contrário dos veículos novos, não são afetados pela desvalorização do primeiro ano. Quem compra um automóvel novo, de facto, está ciente de que já a partir do momento da entrega do veículo o valor do seu automóvel terá sido reduzido.

Por essa razão, se você está considerando comprar um Uno à venda, saiba que este modelo é um ícone do automobilismo mundial. E tendo quase mais de 36 anos após seu lançamento no Brasil, o Fiat Uno continua colecionando admiradores e, claro, histórias. E, por tais motivos, sobram admiradores buscando por modelos do Fiat Uno no mercado de usados brasileiro!

  1. Histórico do Fiat Uno

Desde 1987, a primeira versão do Fiat Uno vendeu mais de quatro milhões de modelos no Brasil, um número recorde para a época. Entre os modelos de carro mais queridos pelos italianos, após 12 anos de presença na Itália, o Fiat Uno encerrou a produção em 1995, mas ainda continua sua fabricação no Brasil. O modelo é comercializado com o nome original na Argentina e na África do Sul, enquanto que no mercado italiano foi substituído pelo 146. 

Em 1996, o carro da montadora italiana Fiat passou por uma ligeira reformulação e foi rebatizado para a ocasião no mercado brasileiro e argentino Fiat Mille. Em 2010 o novo Novo Uno foi apresentado oficialmente na América do Sul, com abordagem da Fiat para o mercado local. 

  1. Um carro renovado para fazer sucesso

O Fiat Uno pode, sem dúvida, ser considerado o carro de maior sucesso da Fiat no Brasil dos últimos tempos. Nesse longo período de tempo em que esteve nas ruas brasileiras, ele sempre foi um dos grandes players do mercado automotivo nacional. Nos últimos tempos o veículo foi renovado em design e tecnologia com uma nova versão que encontrou uma importante novidade representada pela presença na gama de motores do novo Firefly.

O novo Fiat Uno é construído na fábrica da Fiat Chrysler em Betim, no Brasil. Sua última versão atualizada, em 2017, introduziu algumas pequenas mudanças estéticas que afetaram basicamente o para-choque dianteiro, grades e rodas de liga leve e tem agradado principalmente os motoristas mais jovens. Seu interior também recebeu uma ligeira atualização para deixar o modelo mais atual e em sintonia com o gosto do consumidor brasileiro.

  1. Versões comercializadas no Brasil

Presente no mercado brasileiro em quatro versões – Uno Vivace 1.0, Uno Way 1.0, Uno Attractive 1.4 e Uno Way 1.4 – a nova versão do Sporting foi apresentada no Salão do Automóvel de São Paulo em 2017 e manteve ótimos resultados de busca por parte do público brasileiro.

As principais inovações do renovado Fiat Uno são encontradas sob o capô que abrigará os novos motores GSE (Global Small Engine) 1.0 a gasolina de três cilindros com 80 cv e 1.4 de quatro cilindros com 109 cv que garantem mais potência em baixas rotações e menor consumo de combustível. Graças a uma aparência ligeiramente revisada e novos motores, o Fiat Uno MY 2017 tenta consolidar o excelente desempenho de vendas estabelecido ao longo dos anos por modelos anteriores no país, buscando principalmente retirar uma fatia de mercado da liderança de vendas do Chevrolet Onix. 

Se você está desejando comprar um Uno, mas não se decidiu por um modelo zero quilômetro ou usado, saiba que tudo depende de quanto tempo você planeja manter o carro. Se você é uma pessoa que troca de carro com frequência, a escolha deve se inclinar para o mercado de usados, enquanto se a troca ocorrer aproximadamente a cada 10 anos, o conselho certamente é olhar para o que há de novo no mercado, especialmente os novos lançamentos que a Fiat têm programados para o mercado brasileiro.

  1. Novo Fiat Uno previsto para 2020

Atualmente, o Fiat Uno continua sendo produzido na fábrica da montadora italiana presente na cidade de Betim, Minas Gerais, e regularmente vende automóveis para a América do Sul. O Grupo FCA, da qual a Fiat faz parte, recentemente aprovou investimentos no desenvolvimento de novos modelos que serão lançados no mercado sul-americano até 2024. 

O roadmap prevê o desenvolvimento de diversos modelos incluindo restyling e novas gerações que serão produzidos em Betim (Brasil) e Córdoba (Argentina). Uma série de avanços importantes relativos à estratégia do Grupo FCA nos próximos anos no mercado sul-americano chegam até nós com a aprovação dos investimentos da fabricante ítalo-americana para o desenvolvimento dos modelos produzidos pela Fiat nas fábricas de Betim, Brasil, e Córdoba, na Argentina.

O novo Fiat Uno tem como previsão chegar ao final de 2020, mesmo com a pandemia de coronavírus tendo impactado fortemente vários setores da economia mundial, inclusive o automobilístico. Em linhas gerais, a expectativa é de que o novo modelo será baseado na arquitetura Argo MP1, terá também o motor 1.0 Firefly turbo e continuará sendo produzido na fábrica de Betim. 

Há também espaço para o novo Fiat Fiorino que será totalmente reformado em 2023, dez anos após o seu lançamento, e continuará a ser produzido no país. O novo Fiat Mobi, construído sobre a plataforma Fiat Uno, chegará também no início de 2024. Antes da nova geração, o compacto será reestilizado ainda em 2020.

Gostou destas informações e curiosidades sobre o Fiat Uno e sua relevância no mercado de carros novos e usados? Pois aproveite e compartilhe este post em suas redes sociais!

Popular