terça-feira, janeiro 26, 2021

Urgente: ANAC suspende voos para Marechal Thamaturgo e Porto Walter durante seis meses

Como se já não bastassem os constantes cancelamos de voos entre Cruzeiro do Sul e Rio Branco pela empresa Gol Linhas Aéreas, estão agora também suspensas as operações aéreas para Porto Walter e Marechal Thaumaturgo.

A medida acautelatória expedida no último dia 26 pela ANAC proíbe as operações de pousos e decolagens nos dois aeródromos.
A medida cautelar da ANAC responde a um processo aberto pelo MP em novembro de 2019, quando realizou vistoria nos dois aeródromos e constatou diversas irregularidades, a maioria das quais, com implicações à segurança das operações.

O relatório técnico chegou às mesmas conclusões a respeito de ambos os aeródromos: não oferecem barreiras à entrada de pessoas e animais, péssimas condições de trafegabilidade trazendo risco a integridade de passageiros e pilotos, e uma completa lacuna a respeito de quem seriam os responsáveis legais e operacionais pelos aeródromos.

Segundo o relatório, embora moradores e funcionários assumam que ambas as pistas sejam de responsabilidade do Governo do Estado, no cadastro da ANAC consta como privado, sem o nome do responsável.
A proibição da ANAC abre exceção somente para operações de emergência médica, mediante a autorização do proprietário do aeródromo. Contudo, como não há informações de quem seria o proprietário, até mesmo tais operações de emergência podem sofrer algum tipo de interdição.

Por Juruá em Tempo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Popular

Jordão: extração do látex da seringueira melhora renda de moradores da reserva extrativista; venda da borracha injetou sessenta mil na zona rural do município

Durante quase cem anos , final do séc. XIX e até  meados de 80 do séc. XX, a borracha, produto extraído do látex da...

TARAUACÁ: 104 ANOS DE UM BELA HISTÓRIA

Por Isaac Melo (Blog Alma Acreana) BREVE HISTÓRICO - O século XIX é um século de grandes explorações na Amazônia. Surgem as famosas expedições de...

Tarauacá: Grupo Tático prende cinco homens por envolvimento com o tráfico de drogas

Na sexta-feira, 03, a Polícia Militar, por meio do Grupo Tático de Tarauacá, braço da corporação para o enfrentamento do crime organizado, conseguiu prender...

Órgãos federal e estadual recorrem de decisão que impede melhorias no Mais Médicos no Acre

O Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Acre (MP/AC) e a Defensoria Pública da União (DPU), entraram com recurso contra decisão da Justiça...