domingo, novembro 29, 2020

DEM, PP e PSD são os que mais crescem em nº de prefeitos; MDB segue líder

Por  e , Poder360

Com a apuração de mais de 94% dos votos registrados nas 5.567 cidades brasileiras que tiveram eleições nesse domingo (15.nov.2020), o MDB se mantém até aqui como o partido com maior número de prefeitos. São 766 eleitos até o momento, com mais 7 a caminho da disputa em 2º turno.

As legendas que deram maiores saltos em número de filiados nas prefeituras são DEM, PP e PSD.

O Democratas –que reelegeu Rafael Greca em Curitiba, Gean Loureiro em Florianópolis e também Bruno Reis para suceder ACM Neto em Salvador– chegou a 458 prefeituras. São 190 a mais que o total de eleitos pelo partido nas eleições municipais anteriores. O crescimento de 2016 a 2020 foi de 70,9%.

PP e PSD integram em Brasília o chamado Centrão, grupo de partidos sem ideologia clara com alto poder de influência no Congresso. O PP conquistou no 1º turno 672 prefeituras (salto de 35,8% frente ao total de 2016). Já o PSD chegou a 640 prefeitos, número que supera em 101 a quantia alcançada pela legenda há 4 anos.

Poder360 preparou 1 infográfico com a evolução do número de prefeitos eleitos por partido. Leia na tabela ao fim deste texto a relação completa.

O PT até o momento conseguiu 189 prefeitos –65 a menos que em 2016. O partido dos ex-presidentes Lula e Dilma, no entanto, ainda tem a chance de terminar as eleições com saldo melhor que o de 4 anos atrás se considerado o número de eleitores governados. A legenda tem 15 candidatos classificados para o 2º turno nas maiores cidades. Em 2016, o partido elegeu somente 1 prefeito no chamado G96, grupo que reúne as 26 capitais mais as 70 cidades que abrigam número superior a 200 mil eleitores.

O PSDB de João Doria elegeu 497 prefeitos no domingo (15.nov). São 302 a menos que em 2016. A queda, no entanto, pode ser amenizada pelo resultado do 2º turno –também considerando o total de eleitores governados. Os tucanos têm 13 candidatos com chances de serem eleitos em 29 de novembro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Popular

Jordão: extração do látex da seringueira melhora renda de moradores da reserva extrativista; venda da borracha injetou sessenta mil na zona rural do município

Durante quase cem anos , final do séc. XIX e até  meados de 80 do séc. XX, a borracha, produto extraído do látex da...

TARAUACÁ: 104 ANOS DE UM BELA HISTÓRIA

Por Isaac Melo (Blog Alma Acreana) BREVE HISTÓRICO - O século XIX é um século de grandes explorações na Amazônia. Surgem as famosas expedições de...

Tarauacá: Grupo Tático prende cinco homens por envolvimento com o tráfico de drogas

Na sexta-feira, 03, a Polícia Militar, por meio do Grupo Tático de Tarauacá, braço da corporação para o enfrentamento do crime organizado, conseguiu prender...

Cel. Ulysses será o vice de Minoru Kinpara e Major coordenadorá a campanha do ex-reitor da Ufac

Pedro Valério continua presidente regional do PSL no Acre e as candidaturas do interior tanto para o legislativo, como para o executivo será coordenada...