terça-feira, março 2, 2021

Em Cruzeiro do Sul, enquanto os concorrentes crescem nas pesquisas , Adonis Souza perde força na reta final

As duas últimas pesquisas para prefeito de Cruzeiro do Sul, a primeira  publicada no dia 29 de outubro, feita pelo Instituto AR7 Pesquisa de Opinião e Consultoria Estatística, e a segunda é do Instituto Data Control, publicada no dia 05 de novembro, mostraram que o candidato Sargento Adonis Souza (PSL) perdeu força na reta final da campanha. Isso significa dizer, que o eleitores,  fizeram  uma leitura do quadro eleitoral, e compreenderam que o militar tem não grupo e nem votos suficientes para derrotar os demais oponentes.   Migrando para o lado mais forte na sua visão. 

Assim, podemos concluir, que  o eleitor que não vota de modo algum no Fagner Sales ( MDB), o nome mais rejeitado entre os três postulantes, migraram para o Zequinha Lima ( Progressistas). Também os eleitores que rejeitam Zequinha, mas sabe que votando no Adonis pode ajudar ele vencer optaram em apoiar o filho do Leão do Juruá. É o que chamamos de voto útil. 

A explicação para a desidratação do candidato é simples, falta uma base eleitoral, um grupo forte e candidatos aos legislativos com boa densidade de votos. Ele não tem nenhum dos três.  Além disso, o limite de crescimento por ser o novo, o desconhecido do eleitor, fica claro que chegou ao topo. A tendência agora é cair. 

O nome de Adonis varia de 9 a 15% na preferência dos votantes.  Sendo nove na espontânea e 15 na estimulada, nas duas pesquisas. No início da campanha, ele já teve mais de 20% e ficou à frente de Fagner Sales. Mas com o decorrer das movimentações, o jogo virou e números apontam uma queda de popularidade. 

O levantamento do AR7 está registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AC) com o número AC-06004/2020. https://www.google.com/amp/s/www.ac24horas.com/2020/10/29/pesquisa-coloca-fagner-sales-vencendo-zequinha-lima-e-sargento-adonis/amp/

A pesquisa Data Control está registrada no TRE/AC sob nº AC 05874/2020 e divulgada nesta quinta-feira (5). 

Data Control: Zequinha Lima lidera pesquisa de intenção de votos com 34,3% na estimulada e Fagner Sales aparece com a maior rejeição

Leandro Matthaus
Leandro Matthaus é graduado em Letras Português pela UFAC, radialista e narrador esportivo. Atuou nos sites Acrenoticias.com, Blog do Kaká, Tarauacá Agora, foi assessor de comunicação da Prefeitura de Tarauacá. No rádio, tem passagens pelas Rádio Nova Era FM 87,9 e Jordão FM 88.5 Cultural. Tem um programa na Rádio Juruá FM 100,9 (Programa Mistura Fina). Além de ser Vascaíno.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Popular