sexta-feira, fevereiro 26, 2021

Lei do Gás não beneficiará o Acre nem reduzirá o preço do gás de cozinha, diz Jesus Sérgio

O deputado afirma ainda que não podia votar a favor de um projeto que exclui a Região Norte

O deputado federal Jesus Sérgio (PDT), visando defender a população do Acre, votou contra o Projeto de Lei 6.407/2013, chamado de Lei do Gás. Este PL beneficia somente a indústria localizada no Centro-Sul do Brasil, onde estão localizados os gasodutos.

Além disso, a proposta não estabelece uma política de preços capaz de garantir que o gás natural tenha a redução do valor, em um futuro próximo, e que chegue até a população que de fato consome o gás de cozinha.

O projeto de lei também não cita nenhuma obrigação de expansão dos gasodutos para o Norte, e por isso, o deputado Jesus Sérgio junto com a bancada do PDT procuraram o relator do projeto, para favorecer estados do Norte e famílias que consomem gás de cozinha, no entanto, não houve acordo.

“Votei contra este projeto porque não beneficiará o trabalhador acreano que paga caro pelo gás de cozinha. Este PL é apenas para as indústrias, e tem um agravante, pois a matéria beneficia apenas as empresas que estão localizadas no Centro-Sul do Brasil. Excluíram a Região Norte. Como posso votar num projeto que não valoriza as empresas do meu Estado?”, questionou o parlamentar.

Jesus Sérgio também cita outras falhas no texto da Lei do Gás, aprovado na última terça-feira (1º), na Câmara dos Deputados. “Concordamos que é necessário a construção de uma nova malha de gasodutos, porém, falta no texto o compromisso de uma contrapartida para a realização de investimentos em regiões onde não há uma demanda imediata de gás natural ou viabilidade econômica para a construção de gasodutos”, afirmou o deputado.

Por Camila Pimentel

Leandro Matthaus
Leandro Matthaus é graduado em Letras Português pela UFAC, radialista e narrador esportivo. Atuou nos sites Acrenoticias.com, Blog do Kaká, Tarauacá Agora, foi assessor de comunicação da Prefeitura de Tarauacá. No rádio, tem passagens pelas Rádio Nova Era FM 87,9 e Jordão FM 88.5 Cultural. Tem um programa na Rádio Juruá FM 100,9 (Programa Mistura Fina). Além de ser Vascaíno.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Popular