quarta-feira, janeiro 20, 2021

“As queimadas são prejudiciais à saúde”, alerta Jenilson Leite

Foto: Jardy Lopes

O médico infectologista Jenilson Leite (PSB), vice-presidente da Assembleia Legislativa do Acre, em sua fala na sessão virtual dessa terça-feira (11), alertou à população sobre os danos causado pela fumaça. O deputado destaca que os focos de incêndios é alarmante e pede uma atenção dos moradores.

O deputado explicou que a fumaça gerada a partir dos focos de incêndios, seja pelo produtor que faz o uso deste mecanismo para poder plantar, seja pelas pessoas queimam o lixo do seu quintal, causam problemas respiratórios, principalmente nas crianças e idosos. Além disso, o médico fez uma relação dos problemas da covid-19 com as fumaças.

O infectologista ponderou que no período que estamos passando por uma pandemia, que afeta diretamente os pulmões, culminando com as fumaças, é uma situação prejudicial às pessoas. “ Quando temos mais focos de incêndio, por conseguinte, temos mais fumaças, e isso é uma situação complicada. Pois os problemas respiratórios aumentam. Fazendo com que mais pessoas procurem os hospitais, principalmente as crianças e idosos. Sendo que neste momento, o nosso foco é combater a pandemia do novo coronavirus”.

Minha fala é para pedir prudência à população e mais fiscalização por parte dos gestores, sejam os governos municipais, seja o governo estadual, no sentido de conscientizar as pessoas. “Estamos vivendo um momento que a prudência é muito importante. E evitar as queimadas é mais importante ainda. Por isso peço isso aos moradores que evitem queimar o lixo nos quintais.  Porque se cada um de nós fizermos nossa parte, vamos ultrapassar essa situação mais forte e o resultado tende a ser melhor”, pede o parlamentar.

Segundo dados, o Acre é um dos estados da Amazônia legal que mais têm registrados focos de incêndio. Um total de 991 casos, durante os meses de verão. 

Leandro Matthaus
Leandro Matthaus é graduado em Letras Português pela UFAC, radialista e narrador esportivo. Atuou nos sites Acrenoticias.com, Blog do Kaká, Tarauacá Agora, foi assessor de comunicação da Prefeitura de Tarauacá. No rádio, tem passagens pelas Rádio Nova Era FM 87,9 e Jordão FM 88.5 Cultural. Tem um programa na Rádio Juruá FM 100,9 (Programa Mistura Fina). Além de ser Vascaíno.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Popular

Jordão: extração do látex da seringueira melhora renda de moradores da reserva extrativista; venda da borracha injetou sessenta mil na zona rural do município

Durante quase cem anos , final do séc. XIX e até  meados de 80 do séc. XX, a borracha, produto extraído do látex da...

TARAUACÁ: 104 ANOS DE UM BELA HISTÓRIA

Por Isaac Melo (Blog Alma Acreana) BREVE HISTÓRICO - O século XIX é um século de grandes explorações na Amazônia. Surgem as famosas expedições de...

Tarauacá: Grupo Tático prende cinco homens por envolvimento com o tráfico de drogas

Na sexta-feira, 03, a Polícia Militar, por meio do Grupo Tático de Tarauacá, braço da corporação para o enfrentamento do crime organizado, conseguiu prender...

Órgãos federal e estadual recorrem de decisão que impede melhorias no Mais Médicos no Acre

O Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Acre (MP/AC) e a Defensoria Pública da União (DPU), entraram com recurso contra decisão da Justiça...