terça-feira, novembro 24, 2020

No AC, chave de acesso em nota quer coibir sonegação de ICMS no trânsito interestadual de gado

Para evitar a evasão fiscal de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no trânsito interestadual de gado, a Secretaria da Fazenda do Acre (Sefaz) junto com o Instituto de Defesa Agropecuária Florestal (Idaf) adotaram uma chave de acesso nas notas fiscais.

Antes, o produtor tirava a guia de transporte animal, que é a GTA, ia na Secretaria da Fazenda e emitia sua nota fiscal. Mas, segundo o diretor do Idaf, Alexandre Fernandes, desde o último dia 23 de julho, com a portaria assinada entre a Sefaz e Idaf, foi estipulado que a medida deve ser feita ao contrário. Ou seja, primeiro, o produtor deve tirar a nota fiscal e depois ir até o Idaf retirar a GTA.

A chave de acesso tem todos os dados presentes na nota fiscal. “Todo animal que sai do estado do Acre para outro estado é necessário o lançamento desses 44 caracteres da nota fiscal na guia de transporte animal”, disse Fernandes.

A medida auxilia no combate à sonegação de impostos no trânsito interestadual de animais. Sem esses dados, o documento será considerado inválido.

Com a mudança, o auditor-fiscal pode, no ato da fiscalização, verificar a autenticidade da nota e sua validade. A medida, de acordo com Fernandes, vai otimizar o tempo de vistoria e aumentar a segurança no controle de dados.

“Se não cumprir, eles não conseguem transportar legalmente esses animais, por conta da necessidade de o servidor do Idaf ter que lançar os 44 caracteres na GTA”, concluiu o diretor.

G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Popular

Jordão: extração do látex da seringueira melhora renda de moradores da reserva extrativista; venda da borracha injetou sessenta mil na zona rural do município

Durante quase cem anos , final do séc. XIX e até  meados de 80 do séc. XX, a borracha, produto extraído do látex da...

TARAUACÁ: 104 ANOS DE UM BELA HISTÓRIA

Por Isaac Melo (Blog Alma Acreana) BREVE HISTÓRICO - O século XIX é um século de grandes explorações na Amazônia. Surgem as famosas expedições de...

Tarauacá: Grupo Tático prende cinco homens por envolvimento com o tráfico de drogas

Na sexta-feira, 03, a Polícia Militar, por meio do Grupo Tático de Tarauacá, braço da corporação para o enfrentamento do crime organizado, conseguiu prender...

Cel. Ulysses será o vice de Minoru Kinpara e Major coordenadorá a campanha do ex-reitor da Ufac

Pedro Valério continua presidente regional do PSL no Acre e as candidaturas do interior tanto para o legislativo, como para o executivo será coordenada...