sexta-feira, abril 16, 2021

Municípios do Juruá registraram 13 homicídios no primeiro semestre deste ano

Na Regional do Vale do Juruá, que compreende os municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo, ocorreram 13 mortes violentas durante o primeiro semestre de 2020, uma a menos do que no ano passado quando foram registrados 14 homicídios.

Dos cinco municípios, em dois não houve nenhum homicídio este ano, Mâncio Lima e Marechal Thaumaturgo. Já em Rodrigues Alves foram duas mortes violentas, mais duas em Porto Walter e Cruzeiro do Sul teve a grande maioria com 9 homicídios.

De acordo com o comandante da Polícia Militar na região, coronel Evandro Bezerra, esses tipos de crimes estão reduzindo a cada ano e houve uma mudança na forma como eles são praticados.

“As características dos homicídios deste ano foram principalmente em zona rural. Dos 13, estimamos que 10 foram em zona rural envolvendo mais a questão de bebedeira”, disse o comandante.

Segundo Bezerra, os crimes em anos anteriores eram praticados principalmente pela rivalidade entre organizações criminosas que perderam forças este ano.

“Isso se deve em função da intervenção das forças de segurança, também devido às ações do Ministério Público de proporcionar a condenação de vários criminosos que no passado algumas lideranças dessas organizações aqui da regional estavam às soltas. Teve também a questão da pandemia. Enfim, tem vários ações de intervenção e outros fatores que fizeram reduzir a atuação desses grupos”, avalia o coronel.

Fonte: Juruá em tempo

Popular