domingo, outubro 25, 2020

NOTA DE ESCLARECIMENTOS SOB DECLARAÇÃO DE APTIDÃO AO PRONAF – DAP

Secretaria de Estado de Produção e Agronegócio – SEPA Tarauacá-Acre
 
Nota de Esclarecimentos 
 
A Secretaria de Estado de Produção e Agronegócio – SEPA, através de sua representação em Tarauacá, vem a público prestar esclarecimentos à sociedade sobre a emissão de DAP – Declaração Aptidão ao Pronaf, documento principal que garante ao produtor rural a oportunidade de financiar sua produção por meio do fomento do Governo Federal.
 
A SEPA informa que o órgão não trabalha priorizando grupos de pessoas. Seu foco principal está voltado para os produtores da agricultura familiar que possuem até quatro módulos fiscais, o que corresponde a 400 hectares. 
 
Informamos que a DAP – Declaração Aptidão ao Pronaf é a porta de entrada para que agricultor tenha acesso as politicas públicas do governo e ao credito do PRONAF. 
 
Existem vários tipos de DAP:
 
DAP do grupo A – Que é especifica para credito do projeto de assentamento. 
DAP do grupo B – Que é dada a pequenos produtores com renda até 23 mil anuais; 
DAP do grupo V – que se enquadra com uma renda bruta acima entre 23 e 415 mil.
 
Por fim, esclarecemos que para garantir a DAP é necessário que sejam observados alguns requisitos. 
 
O produtor deve morar no imóvel, pelo menos 50% da sua renda seja gerada pela sua propriedade, ter menos funcionários que o números de pessoas da família, CAR (Cadastro Ambiental Rural) e ser inferior a 4 módulos fiscais. 
 
Essa condição será verificada após a visita do técnico na propriedade. A partir daí será identificado o tipo de DAP em que este produtor se enquadra, especialmente, para o credito de financiamento (PRONAF – Mais Alimento). Nesse caso, o técnico vai estar “avalizando” o produtor, dizendo qual a capacidade de financiamento. Se o técnico colocar um valor acima do real, estará comprometendo o pagamento desse credito e, ao invés de ajudar a melhorar sua qualidade de vida, vai levar o trabalhador ao endividamento sem poder acesso aod novos créditos e programas de governo.
 
Tarauacá-Acre, 24 de julho de 2020.
 
Alessandra Pantoja de Sá 
Representante Local
Secretaria de Estado de Produção e Agronegócio – SEPA
Leandro Matthaus
Leandro Matthaus é graduado em Letras Português pela UFAC, radialista e narrador esportivo. Atuou nos sites Acrenoticias.com, Blog do Kaká, Tarauacá Agora, foi assessor de comunicação da Prefeitura de Tarauacá. No rádio, tem passagens pelas Rádio Nova Era FM 87,9 e Jordão FM 88.5 Cultural. Tem um programa na Rádio Juruá FM 100,9 (Programa Mistura Fina). Além de ser Vascaíno.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Popular

Jordão: extração do látex da seringueira melhora renda de moradores da reserva extrativista; venda da borracha injetou sessenta mil na zona rural do município

Durante quase cem anos , final do séc. XIX e até  meados de 80 do séc. XX, a borracha, produto extraído do látex da...

Tarauacá: Grupo Tático prende cinco homens por envolvimento com o tráfico de drogas

Na sexta-feira, 03, a Polícia Militar, por meio do Grupo Tático de Tarauacá, braço da corporação para o enfrentamento do crime organizado, conseguiu prender...

Cel. Ulysses será o vice de Minoru Kinpara e Major coordenadorá a campanha do ex-reitor da Ufac

Pedro Valério continua presidente regional do PSL no Acre e as candidaturas do interior tanto para o legislativo, como para o executivo será coordenada...

TARAUACÁ: 104 ANOS DE UM BELA HISTÓRIA

Por Isaac Melo (Blog Alma Acreana) BREVE HISTÓRICO - O século XIX é um século de grandes explorações na Amazônia. Surgem as famosas expedições de...