quarta-feira, setembro 23, 2020

Em Tarauacá, Jenilson atende mais de 200 pacientes com sintomas do novo coronavírus

 

Com intuito de colaborar no combate ao novo coronavírus, o médico infectologista Jenilson Leite fez atendimentos aos pacientes acometidos pela Covid-19 em Tarauacá na última sexta-feira e no sábado, no Clube do Sinteac. Além de consultar, prescrever os medicamentos e orientar como deve ser feito o tratamento, o infectologista distribuiu máscaras para a população local.

Foto: Jardy Lopes

A ação de Saúde é voltada exclusivamente para os pacientes que contraíram a doença ou apresentam os sintomas virais da Covid-19. Mais de 200 pessoas foram atendidas pelo infectologista, que é natural de Tarauacá.

Jenilson Leite atende paciente vítima de covid-19. Foto : Jardy Lopes

“Aqui em Tarauacá as pessoas estão mais doentes de preocupação do que pelo vírus devido a confusão de interpretação que fizeram sobre o teste rápido que identifica a resposta imunológica ( IgM e IgG) e não o vírus. Quando se diz a uma pessoa, ao fazer o teste rápido: ‘você testou positivo’, as pessoas entendem que se encontrou o vírus e que ele continua causando doença, e não verdade. Não é isso que está acontecendo, o que se encontrou foi a resposta imune do paciente, e deveria se dizer: ‘parabéns, apesar de você ter pego essa doença, você conseguiu combater bem o vírus, desenvolveu anticorpos, sua imunidade reagiu bem, você ainda vai sentir alguns sintomas, mas seu organismo está lidando bem com a doença’. Por falta desses esclarecimento, tem muita gente triste, com depressão e com medo”, diz Jenilson.

O atendimento ocorre no momento em que o município está sem teste para o novo coronavírus. Contudo, segundo o médico infectologista, o tratamento e o diagnóstico podem ser feitos antes do teste.

“O exame é um balizador para dizer se o paciente contraiu ou não, mas quando apresentam os sintomas o médico já pode receitar e orientar o tratamento. Até porque nem todos conseguirão fazer o teste e como fica?”, pondera.

Além de atender em Rio Branco e Tarauacá, Jenilson fará atendimento na cidade de Jordão, que é isolada e não tem especialista na área de infectologia.

A baixa no quadro de profissionais de saúde por terem contraído o vírus, fez com o que deputado trocasse o paletó pelo jaleco e voltasse para dentro dos hospitais para cuidar da saúde dos acreanos.

“Antes de ser deputado, sou médico e serei sempre. E cuidar da saúde do próximo é uma missão de todos que optaram por seguir os passos do padroeiro da medicina, o apóstolo Lucas”, afirma.

E ratifica: “vou continuar ajudando, onde for preciso, além de Rio Branco, Tarauacá e Jordão. As pessoas precisam de mais esclarecimento sobre essa doença para ter paz”, finaliza o deputado e médico.

Leandro Matthaus
Leandro Matthaus é graduado em Letras Português pela UFAC, radialista e narrador esportivo. Atuou nos sites Acrenoticias.com, Blog do Kaká, Tarauacá Agora, foi assessor de comunicação da Prefeitura de Tarauacá. No rádio, tem passagens pelas Rádio Nova Era FM 87,9 e Jordão FM 88.5 Cultural. Tem um programa na Rádio Juruá FM 100,9 (Programa Mistura Fina). Além de ser Vascaíno.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Popular

Jordão: extração do látex da seringueira melhora renda de moradores da reserva extrativista; venda da borracha injetou sessenta mil na zona rural do município

Durante quase cem anos , final do séc. XIX e até  meados de 80 do séc. XX, a borracha, produto extraído do látex da...

Tarauacá: Grupo Tático prende cinco homens por envolvimento com o tráfico de drogas

Na sexta-feira, 03, a Polícia Militar, por meio do Grupo Tático de Tarauacá, braço da corporação para o enfrentamento do crime organizado, conseguiu prender...

Cel. Ulysses será o vice de Minoru Kinpara e Major coordenadorá a campanha do ex-reitor da Ufac

Pedro Valério continua presidente regional do PSL no Acre e as candidaturas do interior tanto para o legislativo, como para o executivo será coordenada...

Vereadores de Jordão apresentaram mais de 300 proposições legislativas em 2019

Os parlamentares de Jordão, no interior do Acre, concluem 2019 como um dos anos mais produtivos da história política da cidade. Os edis apresentaram...