domingo, julho 5, 2020

SECRETÁRIO CÉSAR ANDRADE SE DESPEDE DA SAÚDE E DEIXA LEGADO PARA O SETOR EM PORTO WALTER

 

Na manhã de Segunda-feira (01), o Técnico em Enfermagem, César Andrade anunciou sua saída do cargo de Secretário de Saúde de Porto Walter. César, deixa um legado de ações e conquistas que realizou durante o período em que ficou à frente da pasta (1 ano e 3 meses).

O Secretário fez uma avaliação do seu trabalho no período que comandou uma das pastas mais importantes de uma administração. Segundo ele, muitas ações foram realizadas no sentido de proporcionar a população um atendimento digno, e o acesso a bens e serviços em saúde.

Quando assumiu a Secretaria de Saúde em fevereiro de 2019, foi o responsável por realizar reformas em Unidades de Saúde, na Academia da Saúde, e na Secretaria com a ampliação da rede de internet para maior cobertura aos sistemas operacionais, a compra de 02 ambulâncias, fortalecimento do NASF com a contratação de Fisioterapeuta, Nutricionista, Educador Físico, Assistente Social, Farmacêutico e Psicóloga, além de maior cobertura nos atendimentos para a população rural com itinerantes para todas as comunidades e ramais, o município implantou a realização de eletrocardiograma através da adesão ao programa Telessaúde. A assistência farmacêutica ganhou destaque com a compra de 01 tonelada de medicamentos.

O ex-secretário buscou implementar ações e estratégias que gerassem resultados positivos em sua gestão. Chegou a se reunir com Henrique Mandeta (na época Ministro da Saúde) em Brasília, onde firmou parcerias e recebeu 01 caminhonete 0 km. Realizou ações no Outubro Rosa promovendo exame de ultrassons gratuito para as mulheres, e sediou a Semana de Saúde Visual, com exames e consultas gratuitas com o oftalmologista.

Já no ano de 2020, as Unidades Básicas de Saúde passaram por reformas, os Agentes de Endemias e Comunitários ganharam abono salarial. Este ano, graças ao empenho de César e Zezinho Barbary com a ajuda dos parlamentares o Piso de Atenção Básica, que financia ações em saúde recebeu mais de 1 milhão de reais. Além disso, contratou Agentes de Endemias, Enfermeiros e Agentes Comunitários de Saúde. Suas últimas ações de destaque tem sido a luta contra o Covid- 19, além disso a Secretaria lançou edital com processo seletivo para contratar profissionais. César entregou fardamento a todos os profissionais de saúde nesta Sexta (30). O Secretário, deixa realizado a compra de R$ 250 mil reais de medicamentos para o próximo gestor.

“Agradeço ao Prefeito pela experiência, conhecimento e oportunidade. Agora, com o encerramento desta etapa profissional, sigo com novos desafios para início de uma nova empreitada. Sou muito grato por ter participado de ações importantes para nossa cidade”, disse César.

No dia 07 de março deste ano, em ato de filiação do MDB na cidade, que reuniu mais de 700 pessoas, César foi apresentado como pré-candidato da sigla para disputar as eleições municipais. Os questionamentos quanto suas capacidades para ser prefeito de Porto Walter, César Andrade comprovou com o título de cidadão responsável adquirido no ceio de sua família, em meio as orientações do seu padrinho e prefeito Zezinho Barbary e junto da equipe da Secretaria Municipal de Saúde.

Por Assessoria

Leandro Matthaus
Leandro Matthaus é graduado em Letras Português pela UFAC, radialista e narrador esportivo. Atuou nos sites Acrenoticias.com, Blog do Kaká, Tarauacá Agora, foi assessor de comunicação da Prefeitura de Tarauacá. No rádio, tem passagens pelas Rádio Nova Era FM 87,9 e Jordão FM 88.5 Cultural. Tem um programa na Rádio Juruá FM 100,9 (Programa Mistura Fina). Além de ser Vascaíno.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Popular

Jordão: extração do látex da seringueira melhora renda de moradores da reserva extrativista; venda da borracha injetou sessenta mil na zona rural do município

Durante quase cem anos , final do séc. XIX e até  meados de 80 do séc. XX, a borracha, produto extraído do látex da...

Tarauacá: Grupo Tático prende cinco homens por envolvimento com o tráfico de drogas

Na sexta-feira, 03, a Polícia Militar, por meio do Grupo Tático de Tarauacá, braço da corporação para o enfrentamento do crime organizado, conseguiu prender...

Cel. Ulysses será o vice de Minoru Kinpara e Major coordenadorá a campanha do ex-reitor da Ufac

Pedro Valério continua presidente regional do PSL no Acre e as candidaturas do interior tanto para o legislativo, como para o executivo será coordenada...

Coluna Diva: Lenilda Farias, a exuberância da mulher da terra do abacaxi

Confesso que estava morrendo de saudades de escrever sobre as belas mulheres e descrever a perfeição das curvas de seus corpos e, claro, falar...