sexta-feira, agosto 7, 2020

Facção B13 se instala em Jordão

Nem mesmo o isolamento foi capaz de impedir a chegada da facção B13 à cidade de Jordão, no interior do Acre, cujo acesso só é possível por via fluvial ou área. 

Membro de facção escreve inicial do grupo criminoso B13 no banco da quadra. Foto: Portal Tarauacá

Os sinais da presença da facção que disputa território contra o Comando Vermelho ( CV) estão registrados na quadra de grama sintética da cidade, no bairro Lindolfo Mateus ( bairro Novo). As iniciais do grupo e uma frase contra o grupo rival está grafado em letras bem visíveis no banco local de lazer dos moradores.  

Frase contra o rival CV

Embora não seja novidade para os municípes que circula bastante drogas na cidade, principalmente maconha, plantada no próprio  município, ninguém esperava que a facção pudesse se instalar na pacata cidade. 

Segundo o IBGE, o município tem cerca de 8.200 habitantes, dos quais 40% são indígenas, da etnia Kaxianawa ( huni kui). Desses oito mil, cerca de 5 mil vivem na cidade. 

A população ficou assustada ao saber que membros da facção escreverem frases no banco da quadra, uma demonstração da instalação do grupo criminoso que surgiu nos presídios do Acre e é filiada ao Primeiro Comando da Capital ( PCC)- originária de São Paulo. 

B13 e PCC
Foto: Portal Tarauacá

Segundo as  autoridades ouvidas pelo Portal Tarauacá , a fuga do grupo para Jordão, cidade pequena e isolada , é motivada porque o B13 perdeu muito espaço para a facção rival ( CV). Inclusive, em Tarauacá, cidade que os jordanenses tem acesso por via fluvial, o CV praticamente comanda todas as bocas de fumo. Já nos municípios do Vale Juruá, principalmente Cruzeiro do Sul , segunda maior cidade do Estado, praticamente não existe mais membros do B13. 

Na guerra entre faccionados, o grupo carioca conseguiu dominar os rivais. Várias mortes foram registradas no final de 2018 e praticamente todo ano de 2019. Quando o CV dominou Cruzeiro do Sul, houve comemoração com vários disparos. 

Questionado pelo jornalismo do Portal Tarauacá, o Tenente Fortunado, comandante da Polícia Militar de Jordão, garantiu que a permanência da  facção têm dias contados no município. ” Estamos investigando o caso. Membros de facção não terá vida fácil aqui. A PM não vai permitir que facção nenhuma cresça na nossa cidade. A resposta será dada de acordo com os rigores da lei”, garantiu o Tenente. 

Por Portal Tarauacá

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Popular

Tarauacá: Grupo Tático prende cinco homens por envolvimento com o tráfico de drogas

Na sexta-feira, 03, a Polícia Militar, por meio do Grupo Tático de Tarauacá, braço da corporação para o enfrentamento do crime organizado, conseguiu prender...

Jordão: extração do látex da seringueira melhora renda de moradores da reserva extrativista; venda da borracha injetou sessenta mil na zona rural do município

Durante quase cem anos , final do séc. XIX e até  meados de 80 do séc. XX, a borracha, produto extraído do látex da...

Cel. Ulysses será o vice de Minoru Kinpara e Major coordenadorá a campanha do ex-reitor da Ufac

Pedro Valério continua presidente regional do PSL no Acre e as candidaturas do interior tanto para o legislativo, como para o executivo será coordenada...

Vereadores de Jordão apresentaram mais de 300 proposições legislativas em 2019

Os parlamentares de Jordão, no interior do Acre, concluem 2019 como um dos anos mais produtivos da história política da cidade. Os edis apresentaram...