quarta-feira, março 3, 2021

Jordão: Pela primeira oposição sairá unida

Das vezes que a oposição disputou a prefeitura de Jordão, em nenhuma delas estiveram no mesmo palanque. Para o próximo pleito a situação tende a ser diferente. Tudo leva crer que os oposicionistas entenderam que é melhor partilhar um bolo administrativo, ao invés de assistir ele ser dividido pelo atual governo. 

Zeina Melo ( MDB), ex-vereadora e o nome que deve liderar a oposição, conseguiu juntar o PSDB em torno de sua pré-candidatura. 

Na janela partidária, Zeina conseguiu trazer dois vereadores e transformou  o MDB em dono da maior bancada da Câmara ( três vereadores). Além disso, Barrote ( PSDB), nome cotado para vice, conseguiu trazer dois vereadores para o ninho tucano. Assim, MDB e PSDB tem a maioria na Câmara. Um total de cinco parlamentares.  

Desde de 1996, a disputa política ocorre entre o MDB do Esperidião Júnior, marido de Zeina, contra a família Melo/Figueiredo  , que antes eram do antigo PFL ( atual DEM) e migraram para o PT.  No referido ano, Júnior saiu vitorioso. Tendo a oposição governado o município até 2004. De lá pra cá, os Melos se uniram aos Farias – família do atual gestor ( Elson Farias) e venceram todos os pleitos seguintes. 

Enquanto os partidos da Frente Popular Acre saiam unidos, sob a lideranças  das famílias  ( Melo, Figueiredo e Farias), a oposição trilhava caminhos opostos.  Se MDB lançasse um  candidato e o  PSDB lançava também, o resultado era o de sempre: mais uma derrota. Destarte que  em 2008 os tucanos não lançaram nome ao executivo, mas caminharam contra o MDB, tendo inclusive apoiado o candidato do PT. 

Cansados de seguir rumos opostos e partilhar de resultados negativos. MDB e PSDB resolveram apostar na união. Se o projeto sairá vitorioso, só o tempo pode responder. Mas uma coisa é certa : unido todo mundo é forte. 

Por Leandro Matthaus

Leandro Matthaus
Leandro Matthaus é graduado em Letras Português pela UFAC, radialista e narrador esportivo. Atuou nos sites Acrenoticias.com, Blog do Kaká, Tarauacá Agora, foi assessor de comunicação da Prefeitura de Tarauacá. No rádio, tem passagens pelas Rádio Nova Era FM 87,9 e Jordão FM 88.5 Cultural. Tem um programa na Rádio Juruá FM 100,9 (Programa Mistura Fina). Além de ser Vascaíno.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Popular