domingo, novembro 29, 2020

Prefeitura de Porto Walter proíbe entrada de pessoas de outras cidades para conter Covid-19

A prefeitura de Porto Walter, publicou decreto, nesta sexta-feira (27), com medidas temporárias para conter o avanço da Covid-19. Entre elas, a proibição da entrada de pessoas de outras cidades, estados ou países no município.

No caso de moradores de Porto Walter que estejam retornando à cidade vão ter que passar por uma triagem e monitoramento da equipe de saúde. Em seguida, deve ficar em quarentena em casa, sendo proibidos de sair.

Outra medida é a proibição da entrada de turistas ou pessoas que não façam parte da equipe de saúde indígena nas aldeias. O decreto recomenda que as comunidades indígenas evitem a ida até a zona urbana do município para evitar contaminação.

A cidade de Porto Walter não tem nenhum caso suspeito ou confirmado de novo coronavírus. Segundo último boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), nessa sexta (26), o Acre tem 25 casos confirmados da doença, sendo todos de pacientes de Rio Branco.

O decreto prevê ainda a proibição do transporte intermunicipal de pessoas para o município de Porto Walter, com exceção dos casos de urgências médicas autorizados através de encaminhamento médico.

Aulas suspensas

Assim como os demais municípios acreanos, a cidade suspendeu as aulas nas unidades da rede pública de ensino municipal e escolas privadas de educação infantil por tempo indeterminado.

No caso do transporte coletivo, entre eles táxis, freteiros, mototáxi, o decreto determina que devem utilizar álcool 70% em capacetes, maçanetas, assentos e pegadores de segurança das motocicletas. Além disso, os motoristas são obrigados a disponibilizar máscaras descartáveis para seus passageiros.

O documento proíbe o transporte de passageiros que apresentem sintomas como gripe, febre, tosse dentre outros relacionados à Covid-19.

A cidade deve ainda realizar barreiras sanitárias nos acessos de entrada do de Porto Walter-Acre. De acordo com o decreto, é obrigatória a entrada de pessoas pelo rio através da Rampa de Alvenaria de Porto Walter.

Está suspenso ainda o funcionamento de academias, bares e distribuidoras de bebidas. Os estabelecimentos que descumprirem a medida vão ter seus alvarás de funcionamentos suspensos.

Com informações do G1.

Leandro Matthaus
Leandro Matthaus é graduado em Letras Português pela UFAC, radialista e narrador esportivo. Atuou nos sites Acrenoticias.com, Blog do Kaká, Tarauacá Agora, foi assessor de comunicação da Prefeitura de Tarauacá. No rádio, tem passagens pelas Rádio Nova Era FM 87,9 e Jordão FM 88.5 Cultural. Tem um programa na Rádio Juruá FM 100,9 (Programa Mistura Fina). Além de ser Vascaíno.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Popular

Jordão: extração do látex da seringueira melhora renda de moradores da reserva extrativista; venda da borracha injetou sessenta mil na zona rural do município

Durante quase cem anos , final do séc. XIX e até  meados de 80 do séc. XX, a borracha, produto extraído do látex da...

TARAUACÁ: 104 ANOS DE UM BELA HISTÓRIA

Por Isaac Melo (Blog Alma Acreana) BREVE HISTÓRICO - O século XIX é um século de grandes explorações na Amazônia. Surgem as famosas expedições de...

Tarauacá: Grupo Tático prende cinco homens por envolvimento com o tráfico de drogas

Na sexta-feira, 03, a Polícia Militar, por meio do Grupo Tático de Tarauacá, braço da corporação para o enfrentamento do crime organizado, conseguiu prender...

Cel. Ulysses será o vice de Minoru Kinpara e Major coordenadorá a campanha do ex-reitor da Ufac

Pedro Valério continua presidente regional do PSL no Acre e as candidaturas do interior tanto para o legislativo, como para o executivo será coordenada...