Tarauacá venceu a cólera em 1996 e vencerá o covid-19

O ano era 1996, quando um surto de cólera tomou conta de Tarauacá( cidade do interior do Acre), uma doença letal quando o tratamento não é feito de imediato. Ou seja, urgentíssimo. 

Naquela época o que conhecemos por fake news não existia, porque a comunicação era feito através das ondas do rádio e os noticiários na TV poucas pessoas tinham acessos. Equipamentos de pontas como chamamos os aparelhos super modernos também não exista na cidade. Vencer a doença requeria muita dedicação da equipe de profissional de saúde, inclusive correndo o risco de contaminação muito maior do que o covid-19, haja vista que os equipamentos para proteção pessoal quase não existiam. 

Denise Figueiredo, técnico de enfermagem e de análise clínicas, umas  das profissionais de saúde que fez parte equipe no período do surto de cólera, fez um relato desses acontecimentos e encoraja os munícipes  a lutar  contra o Corona Vírus, doença viral que tem deixado o mundo em pânico, seja pelos efeitos do vírus, seja pelas notícias falsas que se espalham nas redes sociais.

Vejam o relato

“Em 1996 o município de Tarauacá sofreu com um Vírus de nome Cólera. Uma doença bacteriana que causa diarreia grave e desidratação, normalmente transmitida pela água.
A cólera é fatal se não for tratada imediatamente.

Tarauacá mesmo com a situação complicada conseguiu vencer. Nas fotos as são as técnico de enfermagem Denise Figueiredo, Cláudia, Meire e Doquita Cabral.

informações naquele tempo que não tinha a tecnologia como hoje.  Os  leitos tinham um buraco com baldes com sacola embaixo para poder aparar as fezes”.(sic).

Destaque o município não registrou ainda nenhum caso do covid-19. 

Por Leandro Matthaus

Portal Tarauacá

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *