quarta-feira, outubro 21, 2020

Tarauacá venceu a cólera em 1996 e vencerá o covid-19

O ano era 1996, quando um surto de cólera tomou conta de Tarauacá( cidade do interior do Acre), uma doença letal quando o tratamento não é feito de imediato. Ou seja, urgentíssimo. 

Naquela época o que conhecemos por fake news não existia, porque a comunicação era feito através das ondas do rádio e os noticiários na TV poucas pessoas tinham acessos. Equipamentos de pontas como chamamos os aparelhos super modernos também não exista na cidade. Vencer a doença requeria muita dedicação da equipe de profissional de saúde, inclusive correndo o risco de contaminação muito maior do que o covid-19, haja vista que os equipamentos para proteção pessoal quase não existiam. 

Denise Figueiredo, técnico de enfermagem e de análise clínicas, umas  das profissionais de saúde que fez parte equipe no período do surto de cólera, fez um relato desses acontecimentos e encoraja os munícipes  a lutar  contra o Corona Vírus, doença viral que tem deixado o mundo em pânico, seja pelos efeitos do vírus, seja pelas notícias falsas que se espalham nas redes sociais.

Vejam o relato

“Em 1996 o município de Tarauacá sofreu com um Vírus de nome Cólera. Uma doença bacteriana que causa diarreia grave e desidratação, normalmente transmitida pela água.
A cólera é fatal se não for tratada imediatamente.

Tarauacá mesmo com a situação complicada conseguiu vencer. Nas fotos as são as técnico de enfermagem Denise Figueiredo, Cláudia, Meire e Doquita Cabral.

informações naquele tempo que não tinha a tecnologia como hoje.  Os  leitos tinham um buraco com baldes com sacola embaixo para poder aparar as fezes”.(sic).

Destaque o município não registrou ainda nenhum caso do covid-19. 

Por Leandro Matthaus

Portal Tarauacá

Leandro Matthaus
Leandro Matthaus é graduado em Letras Português pela UFAC, radialista e narrador esportivo. Atuou nos sites Acrenoticias.com, Blog do Kaká, Tarauacá Agora, foi assessor de comunicação da Prefeitura de Tarauacá. No rádio, tem passagens pelas Rádio Nova Era FM 87,9 e Jordão FM 88.5 Cultural. Tem um programa na Rádio Juruá FM 100,9 (Programa Mistura Fina). Além de ser Vascaíno.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Popular

Jordão: extração do látex da seringueira melhora renda de moradores da reserva extrativista; venda da borracha injetou sessenta mil na zona rural do município

Durante quase cem anos , final do séc. XIX e até  meados de 80 do séc. XX, a borracha, produto extraído do látex da...

Tarauacá: Grupo Tático prende cinco homens por envolvimento com o tráfico de drogas

Na sexta-feira, 03, a Polícia Militar, por meio do Grupo Tático de Tarauacá, braço da corporação para o enfrentamento do crime organizado, conseguiu prender...

Cel. Ulysses será o vice de Minoru Kinpara e Major coordenadorá a campanha do ex-reitor da Ufac

Pedro Valério continua presidente regional do PSL no Acre e as candidaturas do interior tanto para o legislativo, como para o executivo será coordenada...

Vereadores de Jordão apresentaram mais de 300 proposições legislativas em 2019

Os parlamentares de Jordão, no interior do Acre, concluem 2019 como um dos anos mais produtivos da história política da cidade. Os edis apresentaram...