domingo, setembro 27, 2020

Governador convoca forças de segurança para reunião de emergência para tratar do enfrentamento à violência

O governador Gladson Cameli realizará, às 10 horas do próximo domingo, 9, no Palácio Rio Branco, uma reunião de emergência com representantes de todas as forças de segurança do Acre e está convidando integrantes das bancadas federal, estadual e demais poderes constituídos do estado para participarem do encontro e se unirem ao governo nessa luta. O objetivo é buscar alternativas conjuntas para enfrentar o problema da violência no estado.

A informação foi dada pelo próprio governador para a bancada federal do Acre, em reunião realizada na tarde desta quarta-feira, 5, em Brasília. No encontro, realizado no gabinete do coordenador da bancada, senador Sérgio Petecão, Gladson Cameli relatou a situação, expôs a sua preocupação e medidas de enfrentamento que estão sendo tomadas pelo governo e explicou que a gravidade da situação requer o apoio e a união de todos.

“O nosso objetivo é dar as mãos e começar as mobilizações para dar uma resposta imediata para a sociedade”. Ele ressaltou que esse é um problema que vem de muito tempo, que precisa ser resolvido, apontando a união de todos como caminho para a solução.

“Não estou tirando minha responsabilidade e passando para outros. Pelo contrário, estou reconhecendo e pedindo apoio. Eu e o vice-governador estamos pedindo apoio para a bancada federal e demais poderes para que possamos dar uma resposta para sociedade”, disse o governador.

Ainda em Brasília, na terça-feira, 4, o governador, juntamente com a bancada federal do Acre, pediu apoio ao ministro da Justiça, Sérgio Moro, que se comprometeu a formar um grupo de trabalho para definir medidas de apoio para ajudar no enfrentamento à violência no estado. A previsão é que os trabalhos comecem já na próxima segunda-feira, 10.

Providências
O governador reforçou que o Estado não está de braços cruzados e está “fazendo o seu dever de casa”, relacionando providências como o reequipamento das forças de segurança do estado e medidas para aumentar efetivos policiais, como a recente edição de um decreto tratando sobre concurso para a Polícia Civil.

Cameli anunciou que ainda esta semana ou, no máximo, na próxima deverá ser publicada a convocação de 260 policiais que estão em casa e à disposição de outros órgãos, “para que possamos colocá-los para atuar na rua, para defender a população”.

O apelo do governador recebeu apoio da bancada federal, a exemplo do senador Sérgio Petecão. “Quero elogiar a humildade e grandeza do governador em vir aqui dizer que está aberto a críticas e sugestões e pedir para unirmos forças. O problema do Acre é grave e é preciso que devolvamos o maior patrimônio do estado, que é a tranquilidade e a paz”, disse.

Participaram da reunião com o governador o senador Sérgio Petecão, a senadora Mailza Gomes, as deputadas Mara Rocha, Perpétua Almeida e Vanda Milani, e os deputados Jesus Sérgio, Manuel Marcos e Alan Rick.

Por Dilma Tavares

Leandro Matthaus
Leandro Matthaus é graduado em Letras Português pela UFAC, radialista e narrador esportivo. Atuou nos sites Acrenoticias.com, Blog do Kaká, Tarauacá Agora, foi assessor de comunicação da Prefeitura de Tarauacá. No rádio, tem passagens pelas Rádio Nova Era FM 87,9 e Jordão FM 88.5 Cultural. Tem um programa na Rádio Juruá FM 100,9 (Programa Mistura Fina). Além de ser Vascaíno.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Popular

Jordão: extração do látex da seringueira melhora renda de moradores da reserva extrativista; venda da borracha injetou sessenta mil na zona rural do município

Durante quase cem anos , final do séc. XIX e até  meados de 80 do séc. XX, a borracha, produto extraído do látex da...

Tarauacá: Grupo Tático prende cinco homens por envolvimento com o tráfico de drogas

Na sexta-feira, 03, a Polícia Militar, por meio do Grupo Tático de Tarauacá, braço da corporação para o enfrentamento do crime organizado, conseguiu prender...

Cel. Ulysses será o vice de Minoru Kinpara e Major coordenadorá a campanha do ex-reitor da Ufac

Pedro Valério continua presidente regional do PSL no Acre e as candidaturas do interior tanto para o legislativo, como para o executivo será coordenada...

Vereadores de Jordão apresentaram mais de 300 proposições legislativas em 2019

Os parlamentares de Jordão, no interior do Acre, concluem 2019 como um dos anos mais produtivos da história política da cidade. Os edis apresentaram...