quinta-feira, agosto 13, 2020

Acre: Deputados membros da CPI da energia elétrica apresenta relatório final à sociedade

Os deputados membros da CPI da energia elétrica apresentarem nesta quinta-feira (12), último dia de trabalho legislativo do ano, o relatório final da Comissão que investigou as irregularidades na cobrança da conta de luz do consumidor acreano.

A CPI é fruto de um requerimento do deputado Jenilson Leite ( PSB), vice-presidente da Assembleia Legislativa do Acre. O trabalho da comissão durou seis meses, sendo dividido em duas fases: a primeira os parlamentares coletaram documentos e visitaram instituições, a exemplo do Ministério Público e Defensoria Pública. Já na segunda fase, os legisladores realizaram a fase das oitavas. Além da confecção do relatório que foi apresentado à sociedade com encaminhamentos ao executivo acreano, ao MPF e MPE e a própria Agência Nacional de Energia Elétrica ( ANEEL).

O documento com 65 páginas contendo depoimentos, documentos e o direcionamento da Comissão foi apresentado na sala de reuniões da Aleac, com a presença do presidente da CPI Daniel Zen ( PT), do relator Cadmiel Bonfim ( PSDB) e do autor do requerimento Jenilson Leite.

Seguindo o presidente da comissão, Daniel Zen (PT) tais irregularidades detectadas deverão ser encaminhadas aos órgãos competentes.

O principal problema verificado na investigação, foi a falta de qualidade no serviço e o aumento abusivo do preço.

Para Jenilson Leite (PSB), autor do requerimento da CPI, a investigação possibilitou aos deputados conhecerem os procedimentos de cobrança por parte da empresa e os caminhos que os legisladores devem trilhar para buscar soluções aos problemas detectados. ” A CPI além de ter proporcionado aos deputados conhecer como funciona as cobranças na conta de luz, detectamos o problema, também possibilitou os deputados durante esses meses apresentarem inúmeros projetos para evitar mais desmandos por parte da empresa. Este relatório traz os encaminhamentos necessários para que o governo solucione os problemas, não temos o poder de baixar o preço da luz, mas temos os apontamos necessário para que o governo do Estado , a ANEEL e o MPF possam realizar um TAC e resolver isso”, afirmou o deputado.

Leandro Matthaus
Leandro Matthaus é graduado em Letras Português pela UFAC, radialista e narrador esportivo. Atuou nos sites Acrenoticias.com, Blog do Kaká, Tarauacá Agora, foi assessor de comunicação da Prefeitura de Tarauacá. No rádio, tem passagens pelas Rádio Nova Era FM 87,9 e Jordão FM 88.5 Cultural. Tem um programa na Rádio Juruá FM 100,9 (Programa Mistura Fina). Além de ser Vascaíno.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Popular

Tarauacá: Grupo Tático prende cinco homens por envolvimento com o tráfico de drogas

Na sexta-feira, 03, a Polícia Militar, por meio do Grupo Tático de Tarauacá, braço da corporação para o enfrentamento do crime organizado, conseguiu prender...

Jordão: extração do látex da seringueira melhora renda de moradores da reserva extrativista; venda da borracha injetou sessenta mil na zona rural do município

Durante quase cem anos , final do séc. XIX e até  meados de 80 do séc. XX, a borracha, produto extraído do látex da...

Cel. Ulysses será o vice de Minoru Kinpara e Major coordenadorá a campanha do ex-reitor da Ufac

Pedro Valério continua presidente regional do PSL no Acre e as candidaturas do interior tanto para o legislativo, como para o executivo será coordenada...

Vereadores de Jordão apresentaram mais de 300 proposições legislativas em 2019

Os parlamentares de Jordão, no interior do Acre, concluem 2019 como um dos anos mais produtivos da história política da cidade. Os edis apresentaram...