quinta-feira, agosto 13, 2020

UPA de Cruzeiro do Sul oferece eletrocardiograma à população

Com a implantação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em Cruzeiro do Sul, a população pode contar com mais uma unidade de assistência à saúde. Com o objetivo de melhorar ainda mais o atendimento aos moradores da região do Juruá, o Governo do Estado do Acre por meio da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), na semana passada, implantou uma máquina de eletrocardiograma, com o serviço de telediagnóstico. 

Anteriormente o serviço não era oferecido nas unidades do Estado, e a população do Juruá podia contar apenas com uma máquina de eletrocardiograma, em uma unidade municipal, de Cruzeiro do Sul. Assim, a preocupação do governo do Acre e da Sesacre em oferecer saúde de qualidade resultou em mais essa facilidade ao cidadão. 

As imagens são enviadas de imediato à equipe de médicos, em Minas Gerais Foto: Cedida

“A partir de agora a UPA passa a oferecer exames de eletrocardiograma laudados por especialistas. E como funciona? Os pacientes classificados como urgentes farão o exame de eletrocardiograma e esse exame será enviado imediatamente a um grupo de cardiologistas contratados pelo Ministério da Saúde, que ficam de plantão 24h no estado de Minas Gerais”, explicou o coordenador regional de saúde, Roberto Holanda. 

Através do Telessaúde, do Ministério de Saúde (MS), as imagens são enviadas de imediato aos profissionais, em Minas Gerais, avaliadas e redirecionadas à unidade em Cruzeiro do Sul com o laudo médico, tornando o atendimento rápido e garantindo segurança ao paciente. 

“Os referidos especialistas serão os responsáveis por analisarem e emitirem parecer sobre o paciente através do laudo médico. Tudo isso acontece em curto espaço de tempo. Em poucos minutos, os médicos da unidade saberão se o paciente necessita, ou não, de maiores cuidados em relação ao coração”, acrescentou Roberto. 

Rapidez no diagnóstico

Gledson Souza relata que já havia realizado o eletrocardiograma outras vezes, mas em clínicas particulares e, que mesmo assim, tinha que aguardar cerca de 24h para receber o diagnóstico.

“O que me impressionou é que é rápido o resultado. Foi só o tempo de eu levantar da maca, cerca de 30 segundos, e já chegou a notificação, informando que o laudo já estava pronto”, contou Gledson.

O paciente diz ainda que apesar da rapidez o resultado é seguro e de qualidade, tendo em vista, que ele estava realizando por rotina, devido ele já ter um problema cardíaco.

“É algo que vem beneficiar a quem precisa desse atendimento. E assim: foi rápido. É de boa qualidade? Sim, pois eu já tenho um distúrbio e o laudo reafirmou que eu tenho esse problema. Então não é qualquer laudo”, enfatizou, Gledson Souza.

Por Taís Nascimento, Agência AC 

Leandro Matthaus
Leandro Matthaus é graduado em Letras Português pela UFAC, radialista e narrador esportivo. Atuou nos sites Acrenoticias.com, Blog do Kaká, Tarauacá Agora, foi assessor de comunicação da Prefeitura de Tarauacá. No rádio, tem passagens pelas Rádio Nova Era FM 87,9 e Jordão FM 88.5 Cultural. Tem um programa na Rádio Juruá FM 100,9 (Programa Mistura Fina). Além de ser Vascaíno.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Popular

Tarauacá: Grupo Tático prende cinco homens por envolvimento com o tráfico de drogas

Na sexta-feira, 03, a Polícia Militar, por meio do Grupo Tático de Tarauacá, braço da corporação para o enfrentamento do crime organizado, conseguiu prender...

Jordão: extração do látex da seringueira melhora renda de moradores da reserva extrativista; venda da borracha injetou sessenta mil na zona rural do município

Durante quase cem anos , final do séc. XIX e até  meados de 80 do séc. XX, a borracha, produto extraído do látex da...

Cel. Ulysses será o vice de Minoru Kinpara e Major coordenadorá a campanha do ex-reitor da Ufac

Pedro Valério continua presidente regional do PSL no Acre e as candidaturas do interior tanto para o legislativo, como para o executivo será coordenada...

Vereadores de Jordão apresentaram mais de 300 proposições legislativas em 2019

Os parlamentares de Jordão, no interior do Acre, concluem 2019 como um dos anos mais produtivos da história política da cidade. Os edis apresentaram...