Comissão de Saúde da ALEAC recebe os vereadores dos municípios da região do Tarauacá/Envira para discutir os problemas de saúde da região

A Comissão de Saúde da ALEAC recebeu os vereadores dos municípios de Tarauacá, de Feijó e de Jordão, que formaram uma frente parlamentar, para discutir sobre os problemas de saúde que afligem os hospitais e unidades de saúde da região do Tarauacá/Envira. A reunião da comissão com os vereadores foi solicitada pelo deputado estadual Jenilson Leite ( PSB), que é médico e vice-presidente da Assembleia Legislativa.

Além de Jenilson Leite, também estiveram no encontro o presidente da Comissão de Saúde, José Bestene ( Progressistas), o deputado Jonas Lima ( PT), e o secretário estadual de Saúde, Alysson Bestene.

O encontro teve como objetivo debater a difícil situação dos hospitais de Tarauacá e Feijó, bem como a unidade de saúde mista de Jordão, ambas de responsabilidade do governo estadual.

Além da falta de insumos e medicamentos que paira nestes hospitais , também falta profissionais de saúde para atender a demanda dos clientes do SUS na região. Por exemplo, cirurgias estão impossibilitadas de serem executadas por falta de um médico anestesista.

Outro problema que assola a regional, principalmente a cidade de Tarauacá, terra natal de Jenilson Leite, é o surto de dengue.

Jenilson Leite. Foto: Jardy Lopes

Na reunião, Jenilson Leite agradeceu aos membros da comissão por ter recibo os vereadores, bem fez questão de parabenizar os legisladores locais pela iniciativa de formar uma frente parlamentar para defender os interesses da população. Segundo o parlamentar, ” Se o Estado garantisse o mínimo de estatura básica e fornecesse profissionais para os municípios do interior, já resolviam boa parte dos problemas da saúde, no entanto, o Estado não está conseguindo fazer nem isso”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *