Secretário de Produção visita 33 aldeias para discutir segurança alimentar dos povos indígenas de Jordão

O secretário de Produção e Sustentabilidade de Jordão, Luis Meleiro, junto com o assessor dos povos indígenas do município Pedro Sales e o técnico em agroecologia Romenige Sombra visitaram as 33 aldeias do rio Jordão. Cujo objetivo foi fazer  o levantamento da produção agrícola nas aldeias, visando um amplo debate e medidas que garanta a segurança alimentar dos Huni Kui.

O secretário junto com o assessor discutiram com as lideranças indígenas a realização de um encontro, que será realizado nos dias 18 e 19 de janeiro de 2020, na cidade de Jordão para discutir a produção de forma sustentável. Além do tema voltado para a questão alimentar, também serão debatidos assuntos pertinentes à causa Huni Kui. 

Para o encontro, serão convidados os deputados federais Jesus Sérgio e Perpétua, além dos deputados estaduais Edvaldo Magalhães e Jenilson Leite. 

Ficou pactuado que cada aldeia terá direito a três participantes no encontro. Ou seja, cerca de cem indígenas estarão presentes.  

Segundo Meleiro, existe  uma vasta produção de frutas nas aldeias, mas o intuito da gestão é fazer com que seja de forma planejada, que além de eles se alimentarem, possa vender e obter recursos com as  vendas de sua produção. 

Por Leandro Matthaus

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *