João Barbosa, ex-prefeito de Cruzeiro do Sul, é agraciado com a Medalha da Estrela do Acre

O ex-prefeito de Cruzeiro do Sul, João Barbosa de Souza, 78 anos, foi agraciado com a Medalha da Estrela do Acre,  a mais alta honraria concedida pelo Governo do Estado do Acre a pessoas que contribuíram, significativamente com a sociedade pelo trabalho destacado ou por ato de bravura.

Governador condecora o ex-prefeito de Cruzeiro do Sul, João de Souza com a Medalha da Estrela do Acre, sob os olhares da esposa, a ex-primeira-dama Lígia Pereira de Souza Foto: Diego Gurgel/Secom

João de Souza, que mora em Rio Branco, é o patriarca de uma família de sete filhos, 19 netos e cinco bisnetos. De 1985 a 1988, ele foi prefeito de Cruzeiro do Sul, sua terra-natal, sendo também vice-prefeito do então prefeito Orleir Cameli, tio de Gladson, em 1995. Souza assumiu a prefeitura pela segunda vez, quando Cameli venceu as eleições para governador. A alegria e a descontração tomaram de conta da cerimônia, que tem um simbologia grandiosa na vida do homenageado.

Governador Gladson Cameli expressa todo o seu carinho pelo homenageado Foto: Diego Gurgel/Secom

Professor aposentado, João de Souza também foi um dos primeiros docentes de contabilidade no Acre, lecionando na já extinta Escola Técnica de Contabilidade, em Rio Branco. A concessão da honraria, no grau de Grande Oficial da Ordem da Estrela do Acre, aconteceu na sua residência, no bairro Floresta, diante da dificuldade de locomoção que o homenageado enfrenta. Além da estrela e do diploma, Souza teve seu nome incluído no Livro da Ordem e será anunciado também no Diário Oficial do Estado do Acre.

João Barbosa de Souza, 78 anos, posa para a foto com os netos, em cerimônia em que foi homenageado com a Estrela do Acre Foto: Diego Gurgel/Secom

“Tenho muito orgulho deste homem. E aqui nós vimos em gratidão e em reconhecimento pelo que o senhor representou para o Acre e para todos nós. Além de respeitá-lo como um homem público honrado e um pai de excelência, o senhor também tem o nosso reconhecimento enquanto cidadão que muito contribuiu para a sociedade cruzeirense e acreana como um todo”, afirmou Gladson Cameli, ao fixar a honraria no peito do agraciado.

Dona Lígia Pereira de Souza, 77 anos, com o governador Foto: Diego Gurgel/Secom

O governador tem um apreço especial por João de Souza, a esposa, Lígia Pereira de Souza, 77, e pelos demais integrantes da família, sobretudo, porque construíram juntos uma amizade baseada no servir ao próximo e na convivência das lutas políticas por um Vale do Juruá socialmente mais justo para todos. Ao final, a família ofereceu um café da manhã ao governador e sua equipe, seguido de uma oração de agradecimento e para que Deus abençoe a administração do governador Gladson Cameli.

Fonte: Agência de Notícias do Acre

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *