Cruzeiro do Sul: pacientes dormem na UBS para conseguir um ficha para atendimento odontológico

No Projeto de Assentamento Santa Luzia, a 43 km de Cruzeiro do Sul, na véspera de agendamento para atendimento odontológico, as pessoas dormem na unidade de saúde para garantir o tratamento dentário.

Na madrugada de terça pra quarta-feira, pelo menos 7 pessoas passaram a noite na unidade em busca das 24 senhas distribuídas para o mês.

O estudante Caio Campos, cita que o dentista só vai ao local às quartas-feiras e atende seis pacientes do local. Na quinta, segundo ele, o dentista volta para atendimento de moradores da Vila Campinas, onde não há serviço de odontologia. “Ou seja, por mês apenas 24 pessoas do Santa Luzia são contempladas e para isso se submetem a dormir na unidade”, diz o estudante.

A assessoria de comunicação da prefeitura de Cruzeiro do Sul esclarece que a unidade do Santa Luzia não é cadastrada, não recebe recursos e portanto não há como contratar dentistas específicos para a UBS. Afirma que duas equipes odontológicas se revezam entre as vilas Santa Luzia, Lagoinha, Campinas e Liberdade, atendendo os moradores dessas localidades duas vezes por semana. Segue informando que é a primeira vez que se tem notícia de que alguém dormiu na unidade de saúde. E que as pessoas que passaram a noite lá, conseguiram agendar vaga para realizar tratamento odontológico .

Por Sandra Assunção, AC24HORAS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *