Jordão: Vereador Deodato Maia mobiliza comunidades indígenas e constrói açudes manuais nas aldeias

- Publicidade -

O vereador Deodato Maia ( PDT), do município de Jordão, como se diz no jargão popular:  arregaçou as mangas da camisa literalmente e junto com os moradores indígenas estão construindo açudes manuais para a criação de tilápia nas aldeias do alto rio Jordão. 

Vereador Deodato e esposa

Cerca de três mil índios da etnia Kaxinawa  habitam às margens do rio Jordão, divididos em 30 aldeias. A população indígena representa 40% dos habitantes do município. 

- Publicidade -

O vereador que também é indígena viu a necessidade do seu povo de criar peixes para garantir a segurança alimentar nas aldeias, haja vista que a caça de animais e a pesca no rio e igarapés já não  suprir a alimentação do seu povo.

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=J-MMsO_x6v4[/embedyt]

Das 30 aldeias, sete estão envolvidas diretamente nas construções dos açudes. Já foram construídos dois, na aldeia Canafista e Sacado. Nas obras trabalham cerca de cem homens. ” Me reuni com as comunidades e decidimos realizar este trabalho. Porque precisamos garantir novas formas de aquisição de alimentos, tendo em vista que a população indígena está aumentando e, também a fartura de caça e pesca já não é igual como antes”, afirma o vereador. 

Esse mutirão remete aos tempos que os seringueiros se reuniam para fazer os adjuntos ( trabalho que um determinada pessoa ia fazer e mobilizava os vizinhos para realizar a obra rápido). 

Em média a construção de cada açude demora oito dias de trabalho. As barreiras para reter a água é feita no malho, pá e enxada, tudo de forma braçal. 

Por Leandro Matthaus

Related Articles