sexta-feira, agosto 7, 2020

Jesus Sérgio realiza audiência sobre Projeto Amazônia Integrada Sustentável para melhorar serviço de internet no Acre

Por solicitação do mandato deputado federal Jesus Sérgio, a Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia realizou esta semana, uma audiência pública que debateu o Projeto Amazônia Integrada Sustentável (PAIS), que pretende implantar infraestrutura de telecomunicações nas regiões Norte e Nordeste.
A instabilidade do serviço de banda larga na região Norte e a pouca abrangência acabam dificultando o acesso da população à internet, e é justamente essa realidade que o PAIS corrigirá, já que é um programa gigantesco para conectar a região amazônica com mais de 6 mil km de fibra óptica, com maior capacidade de interiorizar os serviços de internet e telefonia móvel.
O PAIS implantará um sistema óptico de alta capacidade para integração da Amazônia, uma vez que a criação do cinturão óptico unirá o Oceano Atlântico ao Pacífico.
A implementação do PAIS trará muitos benefícios para a região, pois inserirá fibra óptica numa rota sub-fluvial, ou seja, os cabos estarão no curso dos rios, levando tecnologia aos municípios isolados do Norte.

Jesus Sérgio na audiência

“No Acre a qualidade de serviços de banda larga é muito ruim, há comunidades que sequer tem sinal de telefone, o acarreta numa exclusão digital, há uma grande deficiência neste setor, por isso, trouxemos o debate para a Comissão da Amazônia, pois queremos novas tecnologias para resolver o problema de internet dos municípios do nosso Estado”, afirmou Jesus Sérgio.
O projeto foi desenhado para ter a Rede Nacional de Pesquisa (RNP), e o Nelson Simões, diretor da RNP, participou da audiência e afirmou que o objetivo do projeto é levar infraestrutura de fibra óptica em parceria com provedores regionais e o setor elétrico.
“Nós queremos levar o desenvolvimento para 1500 localidades do Brasil, queremos agregar valor aos municípios brasileiros e interiorizar o acesso à internet”, afirmou o diretor da RNP.
Vítor Menezes, secretário de Telecomunicações do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações esteve presente na audiência e destacou as políticas  públicas do Ministério para inclusão digital e a expansão do acesso à internet.
Participaram ainda da audiência Bráulio Gabriel Gusmão, Juiz Auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça; Alexandre Mathias Pedro, Coordenador-Geral de Tecnologias e Inovação da Secretaria de Educação Básica-SEB, do Ministério da Educação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Popular

Tarauacá: Grupo Tático prende cinco homens por envolvimento com o tráfico de drogas

Na sexta-feira, 03, a Polícia Militar, por meio do Grupo Tático de Tarauacá, braço da corporação para o enfrentamento do crime organizado, conseguiu prender...

Jordão: extração do látex da seringueira melhora renda de moradores da reserva extrativista; venda da borracha injetou sessenta mil na zona rural do município

Durante quase cem anos , final do séc. XIX e até  meados de 80 do séc. XX, a borracha, produto extraído do látex da...

Cel. Ulysses será o vice de Minoru Kinpara e Major coordenadorá a campanha do ex-reitor da Ufac

Pedro Valério continua presidente regional do PSL no Acre e as candidaturas do interior tanto para o legislativo, como para o executivo será coordenada...

Vereadores de Jordão apresentaram mais de 300 proposições legislativas em 2019

Os parlamentares de Jordão, no interior do Acre, concluem 2019 como um dos anos mais produtivos da história política da cidade. Os edis apresentaram...