Jesus Sérgio visita os municípios do Vale do Juruá; deputado também visitou a Vila Restauração

Estar presentes nos municípios e ouvir seus moradores tem sido uma ação constante do deputado Jesus Sérgio (PDT). Cujo objetivo é identificar os problemas que afligem a sociedade acreana, principalmente os moradores do interior do Acre, como é caso dos habitantes da Vila Restauração, que pertence ao município de Marechal Thaumaturgo.

Aproveitando a realização da ExpoJuruá, em Cruzeiro do Sul, que ocorreu entre os dias 29 de agosto a 1º de setembro, o parlamentar percorreu as cinco  cidades do Vale do Juruá. A agenda iniciou na sexta-feira com a participação no congresso da Pastoral Familiar em Cruzeiro do Sul, instituição filantrópica ligada à Igreja católica da qual Jesus é membro. Estavam presentes a irmã Inês, que é responsável pela Pastoral na cidade, e o padre Aníbal, especialista em saúde das crianças nos primeiros mil dias após o nascimento de um bebê. Também esteve presente no evento o Dr. Nelson Arns, coordenador internacional da Pastoral e filho da fundadora da instituição Zilda Arns.

Mâncio Lima

Jesus Sérgio em Mâncio Lima

No sábado (30), Jesus Sérgio esteve em Mâncio Lima, na qual se reuniu com o prefeito Isaac Lima (PT) e toda sua equipe de secretários. O deputado Jonas Lima (PT) também estava na reunião. Jesus Sérgio ouviu as demandas prioritárias da gestão e se comprometeu em alocar emendas para atender as reivindicações. Em seguida,   o deputado foi a Rodrigues Alves, conversou com os moradores, como o gestor estava ausente da cidade,  ficou acordado de ele  vir novamente ao município para discutir os problemas locais.

Vila Restauração

Jesus Sérgio, Neia ( sua esposa) e Tom Sérgio com moradores da Vila

Pela parte tarde do dia 30, o parlamentar acompanhado do diretor do DERACRE Tom Sérgio viajou para a Vila Restauração. Indo ver in loco as necessidades da comunidade. Sendo constatado com uma necessidade urgente a falta de água e de energia elétrica. Na Vila, o deputado se reuniu com o prefeito Isaque Pyanko e ficou acordado que junto com a Prefeitura será construído uma quadra poliesportiva coberta, para atender a juventude, bem como as demandas da água e da energia serão resolvidos.

Marechal Thaumaturgo

Pista do aeroporto de Marechal Thaumaturgo

O ponto principal é a questão da pista de pouso, cuja precariedade põe em risco a vida dos passageiros. No meio da pista têm vários buracos, o que compromete a decolagem e pouso das aeronaves. E o porto de acesso ao aeródromo é outra demanda que requer uma atenção especial. Segundo o deputado, dos municípios isolados, a pista de Marechal é que está em pior condição.

Escada de que dá acesso ao aeroporto em MT

Ele já conseguiu junto à Secretaria de Aviação Civil recursos para a recuperação da referida pista e também a de Tarauacá, mas enquanto o serviço não for executado, o DERACRE vai realizar um trabalho paliativo. Conforme ficou acordado com Tom Sérgio, diretor do DERACRE e representante do governador na ocasião. Com relação ao porto de acesso ao aeroporto, o deputado vai destinar recursos para que seja solucionado o problema, haja vista que o local de pouso fica do outro lado da cidade e para acessá-lo é preciso subir uma escada de vários metros, pondo em risco a vida de várias pessoas que precisam de tratamento com urgência em outra cidade.  

Porto Walter

Porto Walter

Outro problema encontrado na cidade diz respeito as condições da pista, principalmente a falta de uma cerca. “A falta de uma proteção faz com que animais e pessoas circulem no espaço aonde os aviões pousam. Além disso, falta uma pessoa que cuide do aeroporto”, disse.  O deputado vai pedir ao secretário de aviação nacional que ponha uma cerca no projeto que está sendo realizado para melhoria do aeródromo.

Sérgio  percorreu toda a cidade e vai discutir junto com o prefeito  o envio de recursos para o município.

 Cruzeiro do Sul

Na segunda-feira (02), Jesus visitou a Agência do Correios de Cruzeiro do Sul, na qual firmou o compromisso junto os servidores de continuar lutando contra a privatização da empresa.

Reunião

Reunião para discutir os 1000 dias da criança
foto: Ismael Medeiro

O deputado participou de uma reunião na Prefeitura de Cruzeiro do Sul, na qual foi firmado um pacto entre a gestão municipal com a Pastoral da Criança, pelos 1000 dias após o nascimento da criança cujo objetivo é cuidar do desenvolvimento desses bebês recém-nascidos.  Como desdobramento do encontro saiu a proposta de um convênio entre a Prefeitura de Cruzeiro do Sul, Diocese, Pastoral da Criança e o Estado para ampliar as ações do projeto. O próprio prefeito vai articular a inserção do governo na rede municipal de atenção às crianças.

Além do prefeito Ilderlei Cordeiro e do bispo Dom Flávio Giovanele, estavam presentes os secretários de Saúde, Desenvolvimento Social e Administração, Juliana Pereira, Keiliane Cordeiro e Manoel Orleilson, da coordenadora da Pastoral da Criança, Maria Raimunda Silva, do tenente-coronel do Exército Eduardo, do padre, médico e professor da Universidade de Federal do Rio Janeiro, Aníbal Gil Lopes, entre outras autoridades.

Por Leandro Matthaus 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *