domingo, julho 12, 2020

DNIT do Acre investiga empresas e ao mesmo tempo é investigado pela CGU

Por , AC24horas.com

Ao mesmo tempo em que realiza auditoria nas empresas e no Deracre pelas obras na BR- 364, a superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte – DNIT do Acre, também é auditado pela Controladoria Geral da União – CGU.

A auditoria do DNIT averígua serviços executados na BR-364 entre Sena Madureira e o Rio Liberdade, pelas empresas LCM e CCL nos anos de 2017 e 2018 e que já foram pagos.

A CGU Investiga a legalidade do serviço desde a contratação até a execução, apura se o processo licitatório ocorreu dentro da legalidade, se a empresa está cumprindo suas obrigações e se o DNIT exerce fiscalização adequada e eficaz.

A auditoria do DNIT é feita nos seis lotes, de Sena Madureira até o Rio Liberdade. Já da CGU é realizada apenas nos lotes 1 e 2, de Sena Madureira até o Igarapé Jurupari.

O método de investigação, além da averiguação na papelada, é a verificação técnica das camadas existentes na BR. Para isso são feitos 500 furos de 80 centímetros na rodovia para aferir, por meio de testes de laboratório, as condições das camadas que compõe o pavimento.

Obras começam a voltar ao ritmo normal

Desde que o DNIT começou a auditoria nos serviços da BR-364, suspendeu o pagamento das empresas (que são as mesmas auditadas). Como resposta as empresas retiraram grande parte dos equipamentos do trecho e dispensaram trabalhadores, reduzindo o ritmo do serviço.

Segundo o superintendente do DNIT, Carlos Moraes, que passou dois dias na BR, a empresa está contratando pessoas e o trabalho é executado.
Leandro Matthaus
Leandro Matthaus é graduado em Letras Português pela UFAC, radialista e narrador esportivo. Atuou nos sites Acrenoticias.com, Blog do Kaká, Tarauacá Agora, foi assessor de comunicação da Prefeitura de Tarauacá. No rádio, tem passagens pelas Rádio Nova Era FM 87,9 e Jordão FM 88.5 Cultural. Tem um programa na Rádio Juruá FM 100,9 (Programa Mistura Fina). Além de ser Vascaíno.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Popular

Jordão: extração do látex da seringueira melhora renda de moradores da reserva extrativista; venda da borracha injetou sessenta mil na zona rural do município

Durante quase cem anos , final do séc. XIX e até  meados de 80 do séc. XX, a borracha, produto extraído do látex da...

Tarauacá: Grupo Tático prende cinco homens por envolvimento com o tráfico de drogas

Na sexta-feira, 03, a Polícia Militar, por meio do Grupo Tático de Tarauacá, braço da corporação para o enfrentamento do crime organizado, conseguiu prender...

Cel. Ulysses será o vice de Minoru Kinpara e Major coordenadorá a campanha do ex-reitor da Ufac

Pedro Valério continua presidente regional do PSL no Acre e as candidaturas do interior tanto para o legislativo, como para o executivo será coordenada...

Coluna Diva: Lenilda Farias, a exuberância da mulher da terra do abacaxi

Confesso que estava morrendo de saudades de escrever sobre as belas mulheres e descrever a perfeição das curvas de seus corpos e, claro, falar...