segunda-feira, julho 6, 2020

PL proíbe que condenados pela Lei Maria da Penha sejam nomeados a cargos públicos no Acre

PL foi aprovado por deputados do Acre durante sessão na Aleac, nesta quarta (26). Proposta proíbe que a administração pública contrate pessoas condenados pelos crimes descritos na lei.

Por G1

Os deputados do Acre aprovaram o projeto de lei de nº 05/19, que proíbe a nomeação de pessoas condenadas na Lei Maria da Penha. A aprovação ocorreu durante sessão na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), nesta quarta-feira (26).

A proposta segue para sanção ou veto do governo do Acre. Caso seja sancionada, a lei veta os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário nomearem, seja para cargos de secretários, diretores, assessores, entres outros, pessoas condenadas por agredir, bater ou praticar qualquer outro crime contra a mulher.

O deputado Roberto Duarte, autor do PL, afirmou que a proposta segue as mesmas normas do projeto Ficha Limpa, aprovado e sancionado pelo governo do Acre. Ele ressaltou que a medida é para reduzir os números de violência e dar mais proteção às mulheres.

“Um cidadão que se envolveu em uma briga doméstica, foi condenado, teve seu trânsito julgado em uma sentença condenatória em um crime na Lei Maria da Pena não pode ocupar um cargo de comissão, nem de direção, secretário e isso em todos os poderes”, reforçou.

O PL destacou dados levantados pelo Monitor da Violência, divulgados pelo G1 no mês de março, que mostram que o Acre foi o estado com a maior taxa de feminicídio do país em 2018. Foram 3,2 assassinatos para cada 100 mil mulheres.

“O Acre é o estado do país que mais comete crimes contra a mulher, crimes domésticos. Precisamos reduzir esses números e dar mais proteção às mulheres”, frisou.

Leandro Matthaus
Leandro Matthaus é graduado em Letras Português pela UFAC, radialista e narrador esportivo. Atuou nos sites Acrenoticias.com, Blog do Kaká, Tarauacá Agora, foi assessor de comunicação da Prefeitura de Tarauacá. No rádio, tem passagens pelas Rádio Nova Era FM 87,9 e Jordão FM 88.5 Cultural. Tem um programa na Rádio Juruá FM 100,9 (Programa Mistura Fina). Além de ser Vascaíno.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Popular

Jordão: extração do látex da seringueira melhora renda de moradores da reserva extrativista; venda da borracha injetou sessenta mil na zona rural do município

Durante quase cem anos , final do séc. XIX e até  meados de 80 do séc. XX, a borracha, produto extraído do látex da...

Tarauacá: Grupo Tático prende cinco homens por envolvimento com o tráfico de drogas

Na sexta-feira, 03, a Polícia Militar, por meio do Grupo Tático de Tarauacá, braço da corporação para o enfrentamento do crime organizado, conseguiu prender...

Cel. Ulysses será o vice de Minoru Kinpara e Major coordenadorá a campanha do ex-reitor da Ufac

Pedro Valério continua presidente regional do PSL no Acre e as candidaturas do interior tanto para o legislativo, como para o executivo será coordenada...

Coluna Diva: Lenilda Farias, a exuberância da mulher da terra do abacaxi

Confesso que estava morrendo de saudades de escrever sobre as belas mulheres e descrever a perfeição das curvas de seus corpos e, claro, falar...