Navio Hospital feito pelo ex-governador Orleir Cameli é destaque em programa da Globo

O Hospital Fluvial Dr. Manoel Braga Montenegro, construído pelo ex-governador Orleir Cameli, para prestar atendimento de saúde à população ribeirinha, e foi doado à Marinha do Brasil pelo ex-governador Jorge Viana, foi destaque neste sábado, 15, do Programa do Luciano Huck, exibido pela Rede Globo.

O programa mostrou o atendimento médico feito à moradores dos Rios Juruá, Tefé e Solimões na Amazônia, a vida da comunidade ribeirinha e da tripulação do navio, bem como modernos equipamentos, que permitem a realização de exames como o de ultrassonografia.

No Rio Juruá, o atendimento é feito anualmente até Marechal Thaumaturgo entre os meses de novembro à março. A tripulação composta por 80 pessoas inclui médicos, dentistas, enfermeiros e outros profissionais da saúde que atendem a população ribeirinha do Acre por 4 ou 5 meses.

O Navio de Assistência Hospitalar Dr. Montenegro foi construído em 1997 sob encomenda do então governador Orleir Messias Cameli, no estaleiro Conave, em Manaus. Prestou assistência nos rios da região e ficou aportado em Cruzeiro do Sul, até que em janeiro de 2000, foi cedido pelo ex-governador Jorge Viana, por meio de Cessão de uso, à Marinha do Brasil, que dotou a embarcação com modernos equipamentos que permitem a realização de vários tipos de exames.

A viúva do ex-governador Orleir, Beatriz Cameli, diz que ficou muito emocionada ao assistir o programa na TV Globo e ver “que o sonho de Orleir é realidade ainda hoje. Ele ficaria orgulhoso de ver o alcance desse projeto e a importância pros moradores de grande parte da Amazônia”.

O governador Gladson Cameli, sobrinho de Orleir, já a anunciou que pretende reaver a gestão do Navio de Assistência Hospital Dr. Montenegro.

Nome de Doutor Montenegro

Doutor Montenegro é uma homenagem ao ilustre médico acreano Doutor Manuel Braga Montenegro, cruzeirense , nascido na cabeceira do rio Liberdade em 14 de março de 1927. Formado em medicina em 1956, retornou para Cruzeiro do Sul-AC, onde começou a trabalhar como médico, dando atenção especial aos hanseníanos.

Sandra Assunção, Ac24horas.com 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *