domingo, julho 12, 2020

Jordão: Comitiva de vereadores visita comunidades rurais do baixo rio Tarauacá

A presidente da Câmara de Vereadores de Jordão, Meire Sérgio (PCdoB), junto com os colegas Guedes Oliveira (PSDB), Marcelo Mendonça (Progressistas) e Rosaldo Saraiva (PT) passaram cinco dias visitando os moradores que vivem às margens do baixo rio Tarauacá. A comitiva saiu da cidade na terça-feira (29 de maio) e viajou até a última comunidade sob a jurisdição do município.

Além de ouvir as reivindicações da população ribeirinha, os parlamentares tinham como objetivo fiscalizar as ações do poder executivo. Por exemplo, o início do letivo rural, a condição das escolas e a necessidade de atendimentos de saúde.

Vereadores reunidos com a comunidade

 

Meire Sérgio, Rosaldo Saraiva, Marcelo Mendonça e Guedes Oliveira

Ainda na pauta dos trabalhos da comitiva, os edis alertaram os moradores da necessidade de fazer o cadastro biométrico eleitoral, pois a perca do prazo acarretará na suspensão do título e de benefícios pago pelo governo federal, como os programas sociais, que garante o sustento de mais de 30% dos moradores de Jordão.

Os vereadores também informaram à população da vinda do Projeto Cidadão, nos dias 19 e 20 de julho, uma conquista do poder legislativo junto ao Tribunal de Justiça do Acre. O pedido ao presidente da Corte foi feito pela presidente Meire em viagem a Rio Branco. Os parlamentares liderados pela chefe do legislativo foram a Capital em busca de melhoria aos moradores locais.

Nas reuniões com os ribeirinhos, também foi abordado sobre o plano agrícola do município que é de responsabilidade da Secretaria de Produção e Sustentabilidade. Cujo objetivo é fomentar as ações da agricultura familiar dos camponeses.

No percurso, foram realizadas reuniões nas escolas dos seringais Redenção, Jaminawá, Tabocal, Nazaré, Alagoas e Xapuri. Bem como na residência de alguns moradores.

Uma marca da atual legislatura é a presença constante na zona do município. Inclusive com a realização de sessões itinerantes nas comunidades rurais. Uma ação muito importante  porque aproxima o parlamento  do povo, ou seja, os vereadores ouvem os problemas e buscam as soluções cabíveis.

Vereadores e funcionários da Câmara

 

Por Leandro Matthaus

Leandro Matthaus
Leandro Matthaus é graduado em Letras Português pela UFAC, radialista e narrador esportivo. Atuou nos sites Acrenoticias.com, Blog do Kaká, Tarauacá Agora, foi assessor de comunicação da Prefeitura de Tarauacá. No rádio, tem passagens pelas Rádio Nova Era FM 87,9 e Jordão FM 88.5 Cultural. Tem um programa na Rádio Juruá FM 100,9 (Programa Mistura Fina). Além de ser Vascaíno.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Popular

Jordão: extração do látex da seringueira melhora renda de moradores da reserva extrativista; venda da borracha injetou sessenta mil na zona rural do município

Durante quase cem anos , final do séc. XIX e até  meados de 80 do séc. XX, a borracha, produto extraído do látex da...

Tarauacá: Grupo Tático prende cinco homens por envolvimento com o tráfico de drogas

Na sexta-feira, 03, a Polícia Militar, por meio do Grupo Tático de Tarauacá, braço da corporação para o enfrentamento do crime organizado, conseguiu prender...

Cel. Ulysses será o vice de Minoru Kinpara e Major coordenadorá a campanha do ex-reitor da Ufac

Pedro Valério continua presidente regional do PSL no Acre e as candidaturas do interior tanto para o legislativo, como para o executivo será coordenada...

Coluna Diva: Lenilda Farias, a exuberância da mulher da terra do abacaxi

Confesso que estava morrendo de saudades de escrever sobre as belas mulheres e descrever a perfeição das curvas de seus corpos e, claro, falar...