Jordão: Comitiva de vereadores visita comunidades rurais do baixo rio Tarauacá

A presidente da Câmara de Vereadores de Jordão, Meire Sérgio (PCdoB), junto com os colegas Guedes Oliveira (PSDB), Marcelo Mendonça (Progressistas) e Rosaldo Saraiva (PT) passaram cinco dias visitando os moradores que vivem às margens do baixo rio Tarauacá. A comitiva saiu da cidade na terça-feira (29 de maio) e viajou até a última comunidade sob a jurisdição do município.

Além de ouvir as reivindicações da população ribeirinha, os parlamentares tinham como objetivo fiscalizar as ações do poder executivo. Por exemplo, o início do letivo rural, a condição das escolas e a necessidade de atendimentos de saúde.

Vereadores reunidos com a comunidade

 

Meire Sérgio, Rosaldo Saraiva, Marcelo Mendonça e Guedes Oliveira

Ainda na pauta dos trabalhos da comitiva, os edis alertaram os moradores da necessidade de fazer o cadastro biométrico eleitoral, pois a perca do prazo acarretará na suspensão do título e de benefícios pago pelo governo federal, como os programas sociais, que garante o sustento de mais de 30% dos moradores de Jordão.

Os vereadores também informaram à população da vinda do Projeto Cidadão, nos dias 19 e 20 de julho, uma conquista do poder legislativo junto ao Tribunal de Justiça do Acre. O pedido ao presidente da Corte foi feito pela presidente Meire em viagem a Rio Branco. Os parlamentares liderados pela chefe do legislativo foram a Capital em busca de melhoria aos moradores locais.

Nas reuniões com os ribeirinhos, também foi abordado sobre o plano agrícola do município que é de responsabilidade da Secretaria de Produção e Sustentabilidade. Cujo objetivo é fomentar as ações da agricultura familiar dos camponeses.

No percurso, foram realizadas reuniões nas escolas dos seringais Redenção, Jaminawá, Tabocal, Nazaré, Alagoas e Xapuri. Bem como na residência de alguns moradores.

Uma marca da atual legislatura é a presença constante na zona do município. Inclusive com a realização de sessões itinerantes nas comunidades rurais. Uma ação muito importante  porque aproxima o parlamento  do povo, ou seja, os vereadores ouvem os problemas e buscam as soluções cabíveis.

Vereadores e funcionários da Câmara

 

Por Leandro Matthaus

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *